Anúncio

Dicas de cuidados para manter uma orquídea borboleta saudável e florindo por mais tempo

Saiba tudo sobre essa espécie popular que encanta com tanto charme e surpresas

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Delfim Moreira, 19 de fevereiro de 2023, por Isabela Sousa – A orquídea borboleta é mais uma das variedades de orquídeas que encantam a decoração de interiores e exteriores. Além disso, essa planta tem uma beleza única e muitos segredos que permitem que ela floresça por uma longa temporada.

Continua depois da publicidade

Então, para quem cultiva orquídea borboleta e deseja aumentar sua floração, assim como deixá-la revigorada em todas as temporadas, separamos algumas dicas de cuidados especiais. Portanto, confira até o final e saiba o que essa planta precisa para se manter linda e com flores incríveis.

Continua depois da publicidade
Dicas de cuidados para manter uma orquídea borboleta saudável e florindo por mais tempo - Canva
Dicas de cuidados para manter uma orquídea borboleta saudável e florindo por mais tempo – Canva

Como cuidar de uma orquídea borboleta?

A orquídea borboleta é uma planta que pode crescer muito rápido, mas é importante ter cuidado para não acelerar seu crescimento de forma excessiva, o que pode prejudicar sua saúde e bem-estar. Como são populares entre as espécies cultivadas em casa por sua bela floração e baixa manutenção, não são difíceis de cuidar.

Continua depois da publicidade

No entanto, assim como qualquer outra planta, elas têm necessidades básicas de água, iluminação e solo. Veja a seguir alguns cuidados essenciais para manter a orquídea borboleta perfeita.

  • Ofereça luz filtrada, mas não direta do sol, que pode queimar as folhas;
  • Deixe-as em uma janela que receba luz solar indireta durante a manhã ou à tarde;
  • Quanto à água, molhe cerca de uma vez por semana no verão e a cada dez dias no inverno;
  • Evite molhar as folhas e flores, pois isso pode levar ao apodrecimento;
  • As orquídeas preferem temperaturas entre 18 e 28 graus durante o dia, e entre 16 e 21 graus durante a noite;
  • Mantenha-as longe de correntes de ar, pois isso pode afetar a floração;
  • Garanta substratos aerados que garantam a passagem de ar e água. Uma mistura comum é feita de casca de pinheiro, esfagno e perlita;
  • Por fim, mantenha a adubação mensal para ter lindas flores.
Dicas de cuidados para manter uma orquídea borboleta saudável e florindo por mais tempo - Canva
Dicas de cuidados para manter uma orquídea borboleta saudável e florindo por mais tempo – Canva

Quanto tempo dura a flor da orquídea borboleta?

A floração da orquídea borboleta é um dos principais atrativos dessa planta. Isso porque ela pode produzir várias flores que podem durar várias semanas ou meses, dependendo do cuidado e até das condições de cultivo.

Segundo matéria publicada em 29 de fevereiro de 2020, pela redação do Gshow, mesmo quando as flores começam a murchar, a haste pode florir novamente. Além disso, também é um excelente momento para fazer mudas para replantio.

Dicas de cuidados para manter uma orquídea borboleta saudável e florindo por mais tempo - Gshow
Reprodução: Gshow

As flores da orquídea são grandes, achatadas e com pétalas brancas, rosas ou amarelas, com marcas em tons mais escuros. Sua floração ocorre no final do inverno ou início da primavera. Entretanto, as orquídeas borboletas cultivadas em estufas, ou com luz artificial, florescem em qualquer época do ano. 

Para incentivar a floração, é importante fornecer boas condições de luz, temperatura e adubação, além de garantir que a planta esteja bem nutrida. Por isso, é importante estar sempre avaliando as condições de água e do solo.

Dicas de cuidados para manter uma orquídea borboleta saudável e florindo por mais tempo - Canva
Dicas de cuidados para manter uma orquídea borboleta saudável e florindo por mais tempo – Canva

Quando plantar orquídea borboleta?

A orquídea borboleta pode ser plantada em qualquer época do ano, desde que as condições de cultivo sejam adequadas. No entanto, se você estiver plantando em um vaso, o ideal é fazer isso no início da primavera. Assim, a planta inicia um novo período de crescimento e pode se estabelecer mais facilmente.

Agora, com todas essas dicas de cuidados do Casa e Agro e sabendo tudo o que a orquídea borboleta gosta, fazer esse cultivo ficou ainda mais fácil. Portanto, siga esses passos para ter flores encantadoras dentro de casa, incrementando a decoração.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More