Anúncio

Plantar abacaxi é mais fácil do que parece: guia simplificado para cultivar em pouco espaço

Aproveite o cantinho do seu quintal para produzir com facilidade essa frutinha saborosa e cheia de nutrientes

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São João do Paraíso, 23 de fevereiro de 2023, escrito por Ana Meireles – A princípio, plantar abacaxi parece uma tarefa difícil. No entanto, se você quiser aprender como fazer esse cultivo sem muito estresse, continue com a gente até o final. Pois, a seguir daremos dicas tão fáceis de executar que vão te surpreender.

Continua depois da publicidade

A propósito, o abacaxi ou Ananas comosus é uma infrutescência muito popular e pode ser cultivado de preferência nas regiões quentes. Definitivamente, ele é dono de um sabor ímpar que vai do ácido quando imaturo ao doce quando amadurece. Além de delicioso, é nutritivo e de fácil cultivo. Para tanto, acompanhe as nossas dicas e aproveite um cantinho aí do seu quintal para plantar abacaxi sem dificuldade.

Continua depois da publicidade
Plantar abacaxi é mais fácil do que parece: guia simplificado para cultivar em pouco espaço - Reprodução: Canva Pro
Plantar abacaxi é mais fácil do que parece: guia simplificado para cultivar em pouco espaço – Reprodução: Canva Pro

Aprenda como plantar abacaxi no quintal

De antemão, entenda que é possível plantar abacaxi no vaso ou diretamente no chão. Portanto, a falta de espaço não é desculpa, visto que ele cabe em qualquer lugar. Agora, se prepare para um guia simplificado que irá te conduzir desde a produção da muda ao plantio definitivo no vaso; confira.

Continua depois da publicidade

Muda de abacaxi caseira

Uma das vantagens de produzir a muda em casa é a economia. Isso porque, você aproveita a polpa para consumo e usa a coroa para formar uma nova planta. Para isso, basta cortar a coroa 2 centímetros abaixo do talo e deixá-la em um frasco com água somente com a base imersa. 

Todavia, é importante, que a água seja trocada a cada 48 horas conforme orienta artigo do Uol, em 24 de fevereiro de 2014. Como resultado disso, evita a proliferação de fungos e dentro de 10 a 15 dias as raízes aparecerão.

Fonte: Uol
Fonte: Uol

Solo

Para se desenvolver bem, o abacaxi precisa de um solo arenoso e drenável. Além disso, um bom substrato não pode faltar. Nesse sentido, uma mistura de adubo orgânico e terra na proporção de 3 para 7 respectivamente é o suficiente para nutrir sua plantinha. 

Luminosidade

Apesar de ser uma planta que gosta de calor, ele não pode ficar a sol pleno. Nesse caso, escolha uma área à meia sombra e bem iluminada para agasalhar o vaso. 

Rega

Esta é uma plantinha que não gosta de água em excesso. Nesse sentido, basta regá-la 2 vezes por semana ou quando o solo estiver completamente seco e está tudo bem.

Aprenda a montar o vaso para plantar abacaxi

Em primeiro lugar, faça uma camada de argila expandida no fundo do vaso e coloque uma manta sobre ela. Assim, a drenagem não fica comprometida e retém os nutrientes do substrato. Em seguida, preencha o vaso com o solo preparado previamente. Por fim, faça um sulco no meio e acomode a mudinha que já deve estar enraizada. Mantenha os cuidados básicos e boa colheita.

E aí, gostou das dicas de como plantar abacaxi em casa que o Casa & Agro trouxe para te apresentar? Agora, é hora de separar os materiais necessários e colocar as mão à obra, mas, antes disso, deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe esse artigo.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More