Anúncio

Pitanga: da semente ao fruto fresco; veja como fazer o cultivo no quintal de casa

A pitangueira é um arbusto denso, ramificado e com copa arredondada

Anúncio


Salvador, em 27 de setembro de 2022, por Mayara Porto. – A pitanga é  fruto da pitangueira, de nome cientifico Eugenia uniflora L., uma espécie nativa da mata atlântica brasileira. Graças a sua facilidade de adaptação, a espécie hoje é cultivada em vários países além do Brasil como: China, Tunísia, França, Ceilão, Antilhas e Argélia. Você quer aprender como cultivar a sua própria pitangueira no quintal? Veja abaixo!

Continua depois da publicidade

A pitangueira é um arbusto denso, ramificado e com copa arredondada. Seus usos variam de planta ornamental, frutífera produtora e também cerca-viva. O fruto tem formato de pequenas bolas globosas e carnosas, de coloração vermelha, laranja, amarela ou preta, apresenta aspecto brilhante e sua polpa traz sensação agridoce refrescante. Visto isso, nos do blog Casa&Agro montamos um passo a passo com dicas para você ter pé de pitanga no seu lindo jardim.

Continua depois da publicidade

Como plantar pitanga

A propagação da pitangueira, pode ser feita por estaquia ou por via seminal (uso de sementes). As sementes devem ser retiradas dos frutos maduros saudáveis, lavadas para retirar a polpa e posteriormente secas à sombra. Após concluir a preparação das sementes, escolha o local de plantio, que pode ser no chão, mas também pode ser em vasos grandes.

Continua depois da publicidade
Pitanga (Reprodução Canva Pro)
Pitanga (Reprodução Canva Pro)

Substrato e adubação da pitangueira

O substrato ideal para pitanga é composto por terra vegetal, areia grossa e adubos orgânicos. Conforme João Mathias, em contribuição ao site do Globo Rural, em 20 de setembro de 2019, é indicada a proporção de três partes de solo argiloso, uma parte de areia grossa e uma de esterco curtido. Caso o plantio seja em vaso, repetir mensalmente. E caso seja no chão, repetir a cada três meses.

Imagem: Globo Rural
Imagem: Globo Rural

Tratos culturais do pé de pitanga

O plantio da pitangueira pode ser feito o ano inteiro, mas, preferencialmente, nos meses chuvosos. Suas regas devem ser diárias no verão, mas em dias alternados no inverno. No primeiro ano de cultivo, faça a podar da copa em formato de taça, retirando os ramos excedentes e realize a capina sempre que julgar necessário. A árvore da pitanga, por ser nativa da mata atlântica, não vê problema em crescer junto de outras árvores. Ela é bem rustica e adaptável, porém tende a crescer bastante, chegando a até 4 ou 5 metros de altura.

Pitanga (Reprodução Canva Pro)
Pitanga (Reprodução Canva Pro)

Colheita da pitanga

O tempo que leva até a produção de frutos de pitanga depende do clima da região de cultivo, mas geralmente tem início após dois anos do plantio e se estabiliza com seis anos. Portanto, o cultivo do pé de pitanga demanda paciência e poucos cuidados, tornando-o propicio para a jardinagem como terapia, mas também para a produção de frutos e comercialização. Agora que você já viu como é simples e fácil ter a sua própria pitangueira, que tal pôr a mão na terra?!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More