Anúncio

O alho-poró: conheça os benefícios e veja como é fácil de cultivar

Entenda como cultivar do alho-poró pode te ajudar a manter uma dieta equilibrada.

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Montes Claros, 27 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- O alho-poró é um tempero delicioso e versátil que pode ser cultivado em espaços pequenos, como varandas ou terraços. Além de ser uma ótima fonte de nutrientes, o legume também é fácil de cultivar e requer pouco cuidado. Portanto, aprenda agora como plantá-lo em vasos.

Continua depois da publicidade

O alho-poró tem um aspecto de cebola longa e fina, possui sabor levemente picante e um toque de alho. O vegetal caiu no gosto dos mais renomados chefes, sendo frequentemente usado em sopas, guisados e outros pratos exóticos. Em suma, o alimento é rico em vitaminas e minerais, e pode ser consumido cozido ou cru, dependendo da ocasião.

Continua depois da publicidade

Aprenda como plantar alho poró em vasos

Alho-poró-Fonte Canva Pro
Alho-poró-Fonte Canva Pro

Antes de começar a plantar, escolha vasos de tamanho adequado para o alho poró. Os vasos devem ter pelo menos 20 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro, para dar espaço suficiente às raízes da planta.

Continua depois da publicidade

Certifique-se de que os recipientes tenham buracos de drenagem para permitir que a água excedente escorra. Nós do Casa & Agro recomendamos colocar pedriscos ou cacos de telhas no fundo do vaso.

Onde plantar e como preparar a terra

Alho-poró-Fonte Canva Pro
Alho-poró-Fonte Canva Pro

Para plantar alho poró, primeiro escolha um local ensolarado em seu jardim. Certifique-se de que o solo seja bem drenado e rico em matéria orgânica. Caso não, faça uma mistura de terra vegetal, areia e húmus de minhoca. Em seguida, separe as sementes e coloque uma em cada buraco, a cerca de 1 centímetro de profundidade e com 30 centímetros de distância entre eles.

Cuidados após o cultivo

Alho-poró-Fonte Canva Pro
Alho-poró-Fonte Canva Pro

Regue regularmente para manter o solo úmido e fertilize a cada duas semanas com adubo orgânico. Em aproximadamente quatro meses, suas cebolas de alho poró estarão prontas para serem colhidas.

É importante notar que o alho-poró é uma planta perene, ou seja, voltará a crescer na mesma área no ano seguinte. Portanto, é importante manter o solo bem cuidado e limpo para garantir um bom crescimento saudável.

Os benefícios do alho-poró

Alho-poró-Fonte Blog Petz
Alho-poró-Fonte Blog Petz

De acordo com um artigo do site Blog Petz, o alho-poró é rico em minerais como cálcio, potássio, ferro e fósforo. Além disso, as vitaminas B, K e C, são abundantes no vegetal. Estes nutrientes são essenciais para a saúde dos ossos, libido e saúde ocular. A matéria também dá ênfase ao baixo índice calórico, e à presença de fibras no alho poró.

Tudo isso somado à ação anti-inflamatória do alimento, resulta num combo de benefícios para quem deseja perder peso. Por fim, os antioxidantes do tempero ajudam a fortalecer o sistema imune, no combate aos vírus causadores de doenças respiratórias. Em resumo, aprender como plantar alho-poró ajuda a manter a saúde em dia.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More