Anúncio

Já ouviu falar no cacto pluma? Veja como é lindo e fácil de cuidar

Veja como manter seu cacto pluma lindo e saudável

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, 30 de setembro de 2022, por Pérola Vollono Barbosa – Muitas pessoas esquecem de cuidar das suas plantas, e isso se dá devido a vários fatores: rotinas corriqueiras, preguiça, problemas físicos e mentais. Com isso, muitas das vezes acabam perdendo suas plantinhas. Por serem plantas que não necessitam de atenção e cuidados recorrentes, várias pessoas começaram a busca pelos cactos, como o cacto pluma

Continua depois da publicidade

Os cactos são plantinhas de grande interesse pessoal e decorativo. Elas são plantas espinhosas de diferentes alturas e formatos, pertencentes da família cactáceas (cactaceae). São plantas capazes de acumular água em seus tecidos, fator importante para a sua sobrevivência, já que são provenientes de ambientes extremamente quentes e áridos. Por isso viemos te ensinar sobre uma verdadeira joia rara desta família: o cacto pluma.

Continua depois da publicidade
Cacto pluma (Reprodução: Canva)
Cacto pluma (Reprodução: Canva)

Cacto pluma (mammillaria plumosa)

Originada do México, o cacto pluma, cacto pena ou pelo seu nome científico de mammillaria plumosa, é um cacto da família cactaceae e do gênero das mammillaria. O cacto pluma tem uma extensa camada de espinhos (inofensivos) que cobrem por total a sua pele. Suas plumas cor de amarelo e marfim são tão densas que nem é possível ver a cor verde de seu caule.

Continua depois da publicidade
Cacto pena (Reprodução: Canva)
Cacto pena (Reprodução: Canva)

Cuidados a se ter com o cacto pluma

Mesmo não necessitando de tanta atenção, alguns cuidados são necessários, como:

O solo

Os cactos são acostumados com o solo seco do deserto e sem nutrientes. Desse modo, quando for replantar o seu cacto pluma, escolha um solo bem arenoso, como areia e substrato em proporções iguais (mais dicas sobre como preparar o solo na Casa & Agro). É possível utilizar uma terra mais argilosa ou uma terra que já foi utilizada em outra planta. Lembrando apenas de sempre fazer a mistura da areia com a terra escolhida.

Substrato arenoso (Reprodução: Canva)
Substrato arenoso (Reprodução: Canva)

Rega

Assim como outros membros de sua família, o cacto pluma não necessita de irrigação frequente. Caso esse processo seja feito regularmente, provocará o apodrecimento de suas raízes e, assim, matando sua pluminha. É indicado molhar apenas solo, e de preferência quando o mesmo estiver bem seco, fazendo uma rega bem abundante no horário da manhã. Cuidado! Na hora que for fazer a aguagem, tenha muita cautela para que nenhuma água molhe o cacto em si, já que ele também pode apodrecer.

Cacto sendo regado (Reprodução: Canva)
Cacto sendo regado (Reprodução: Canva)

Sol

Devido a sua origem de áreas secas e desertas, o cacto pluma necessita de bastante sol. Quando plantada no quintal, o indicado é colocar em um local com exposição direta do sol, pelo tempo recomendado de 8hrs. Isso para que não aconteça o seu apodrecimento, quanto para auxiliar que o cacto pluma floresça. Uma boa dica é plantar em vasos, pois há a possibilidade de locomoção. Dessa maneira, em períodos de muitas chuvas, será fácil tirá-lo e abrigá-lo em casa.

Cacto florescendo (Reprodução: Canva)
Cacto florescendo (Reprodução: Canva)

Dentro de casas e apartamentos

Para que o cultivo da pluminha seja saudável, é recomendado que seu cacto pluma fique perto de janelas que recebam iluminação continua por 6 ou mais horas. O sol é fundamental, já que quando não recebem iluminação direta, ocorre o estiolamento. O estiolamento é quando a planta começa a se esticar em busca de luz, ficando tortos, fracos e, por consequência, acabam não florescendo. 

Cactos na janela (Reprodução: Canva)
Cactos na janela (Reprodução: Canva)

Dicas de decoração

Segundo Dan Novachi e Nathalie Ayres, em colaboração para Nossa (UOL), no dia 24 de abril de 2021, os cactos viraram tendência nas telinhas e em apartamentos por serem decorações fantásticas. Não apenas isso, mas também mostram alguns tipos de cactos, alguns cuidados a se ter em apartamentos e exemplos de decorações com eles.

Nossa (Reprodução: UOL)
Nossa (Reprodução: UOL)

São utilizados em vasos, jardineiras, minijardins e em terrários abertos (post sobre isso na Casa & Agro), os cactos são muito utilizados na hora de decorar aquele espacinho vazio da sua casa. Alguns lugares para colocar os cactos são: em cima de mesas, mesinhas de centro, janelas, escritórios, quartos… Enfim, em qualquer lugar!

Sendo originais de lugares com elevadas temperaturas e podendo ficar sem receber água por meses, é sempre bom ter alguns cuidados. Assim, tanto a sua cacto pluma, quanto outros cactos serão saudáveis e sobreviverão por muitos e muitos anos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More