Anúncio

Guia completo para o plantio e cultivo de gerânio; Veja agora

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 25 de janeiro de 2023, por Mayara Porto. – Flores muito comuns na jardinagem, os lindos gerânios atraem cada vez mais admiradores para cultivá-los. Vale contar que gerânio é o nome popular utilizado para várias espécies de plantas pertencentes a dois gêneros: geranium e pelargonium – da família das geraniáceas. A florífera pode ser encontrada em várias cores como: amarela, branca, rosa, vermelha e arroxeada.

Continua depois da publicidade

Além da variedade na coloração, também há mais duas classificações dessa planta: os gerânios eretos e os gerânios pendentes. As espécies de gerânio mais comumente encontradas em floriculturas são: o pelargonium hortorum e o pelargonium peltatum. Continue a leitura e aprenda algumas ótimas dicas de propagação, plantio e cultivo dos gerânios. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Como fazer mudas de gerânio 

Essa espécie florífera pode ser propaganda tanto por sementes quanto por estaquia, sendo a última, a técnica mais comumente utilizada. Para realizar a estaquia, tenha à disposição um gerânio matriz que possa ser podado.

Continua depois da publicidade

Com auxílio de uma tesoura, corte galhos medindo 10 cm de comprimento. Em seguida, retire as folhas basais e deixe apenas as apicais e, por fim coloque o galho na água para enraizar. O blog Casa & Agro indica o uso de um enraizador liquido para garantir um bom surgimento de raízes.

Pelargonium Hortorum (Reprodução Canva Pro)
Pelargonium Hortorum (Reprodução Canva Pro)

Substrato e plantio em vasos

Conforme contribuição de Luiza Queiroz, em 15 de fevereiro de 2021, ao blog Casa Vogue, o melhor substrato para gerânios é composto por: terra vegetal misturada com areia, ou perlita. Todavia, para um plantio de gerânio em vasos, deve-se atentar à drenagem para garantir a saúde radicular. Portanto, monte uma camada de argila expandida ou brita no fundo do vaso para garantir um bom escoamento das regas.

Imagem: Casa Vogue
Imagem: Casa Vogue

Tratos e manejos utilizados no cultivo de gerânio

A melhor luminosidade para o cultivo dessa variedade de flores é sob sol pleno! Indica-se a permanência em local ensolarado de 4 a 6 horas diárias para garantir um bom desenvolvimento. Acerca da irrigação, nas fases iniciais de cultivo, em pós-plantio, regue as suas plantas diariamente. Outrossim, regue-os sempre que o substrato estiver visivelmente seco. Para constatar, insira o seu dedo no mínimo 2 centímetros no substrato do vaso e verifique se ainda há umidade no solo, caso haja, pule a rega. 

Pelargonium Peltatum (Reprodução Canva Pro)
Pelargonium Peltatum (Reprodução Canva Pro)

Ademais, atente-se ao manejo da adubação dos seus gerânios, garantindo que haja uma boa floração na primavera. Logo, é ideal fertilizá-lo com adubos ricos em fósforo (P), com o NPK liquido 4-14-8.  Além disso, realize frequentemente a poda de limpeza, retirando galhos amarelados e folhas secas, e sempre checando se há a presença de pragas e insetos invasores.

Gerânio (Reprodução Canva Pro)
Gerânio (Reprodução Canva Pro)

Armando-se dessas ótimas dicas, será muito fácil cultivar gerânios na sua casa. Escolha um local adequado e realize os cuidados básicos e o seu gerânio estará sempre lindo e saudável. Boa jardinagem!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More