Anúncio

Como plantar e decorar com a Begônia maculata: guia completo!

Transforme seu jardim em um oásis com a beleza da Begônia maculata

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 13 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – Você quer transformar seu espaço em um lindo oásis verde? Então, você precisa conhecer a begônia maculata! Esta planta é uma das mais belas e versáteis do mundo da jardinagem. Com folhas verdes grandes, escuras e repleta de bolinhas brancas, a begônia maculata é perfeita para adicionar cor e charme a qualquer espaço.

Continua depois da publicidade

Mas, antes de começarmos a plantar, vamos conhecer um pouco mais sobre esta maravilhosa espécie. A begônia maculata é uma planta perene, nativa da América do Sul e pertence à família Begoniaceae. É conhecida por sua capacidade de se adaptar a vários tipos de clima e temperatura, tornando-a uma opção popular entre jardineiros de todo o mundo.

Clima e temperatura

A begônia maculata é uma planta muito tolerante e pode ser cultivada em vários tipos de clima, desde que a temperatura não caia abaixo de 10°C. Ademais, ela prefere climas quentes e úmidos, mas também pode ser cultivada em climas mais frios, desde que sejam protegidas de correntes de ar frio e geadas.

Begônia maculata (reprodução Canva Pro)
Begônia maculata (reprodução Canva Pro)

Plantio em vasos

Se você decidiu cultivar a espécie em vasos, é importante escolher um vaso de tamanho adequado para a planta. Além disso, é recomendável escolher um vaso com furos de drenagem para evitar o acúmulo de água e prevenir o apodrecimento das raízes.

Em seguida, é hora de preparar o substrato. É importante escolher um substrato com boa drenagem, adicionando areia ou pedra brita para melhorar a permeabilidade. Adicione também um adubo orgânico para fornecer nutrientes à planta durante seu crescimento. Assim, a mistura para a planta pode ser terra vegetal, húmus de minhoca e areia de construção.

Quando tudo estiver pronto, é hora de plantar a begônia maculata: coloque a planta no vaso e preencha com o restante do substrato. É importante pressionar levemente o substrato para remover ar e evitar bolhas de ar ao redor das raízes.

Continua depois da publicidade
Begônia maculata (reprodução Canva Pro)
Begônia maculata (reprodução Canva Pro)

Irrigação e iluminação

Essa linda espécie precisa de uma boa irrigação para prosperar, mas é importante evitar o excesso de água, pois isso pode causar apodrecimento das raízes. Ademais, é recomendável regar a planta de maneira regular, mas somente quando o solo estiver seco ao toque. Entretanto, conforme o Casa Vogue, em 31 de maio de 2020, a plantinha não gosta das suas folhas molhadas, assim, regue apenas o solo.

Continua depois da publicidade
Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

 

Quanto à iluminação, a begônia maculata precisa de muita luz, mas sem exposição direta ao sol, o que pode causar queimaduras nas folhas. Assim, uma exposição parcial ao sol é suficiente para mantê-la saudável e florescer, mantendo, portanto, próxima às janelas ou sacadas.

Adubação

Para manter a planta forte, é importante adubá-la regularmente. A indicação do Casa & Agro é adicionar um adubo orgânico, como esterco de cavalo, ao solo uma vez por mês durante a temporada de crescimento. Além disso, você também pode aplicar um adubo líquido como NPK 10-10-10 para complementar os nutrientes.

Decorando a casa com a begônia maculata

Além de ser uma planta linda e versátil para seu jardim, a begônia maculata também é perfeita para a decoração de casa. Com suas folhas grandes e cheia de bolinhas, ela pode ser usada como um destaque na sala de estar, na cozinha ou até mesmo no quarto. Você também pode usá-la para criar um arranjo para sua mesa de jantar ou para adicionar cor e beleza a qualquer canto da casa.

Begônia maculata (reprodução Canva Pro)
Begônia maculata (reprodução Canva Pro)

A begônia maculata é uma planta maravilhosa e versátil para jardineiros de todos os níveis de habilidade. Com o guia acima, você está pronto para plantar e decorar com a begônia maculata.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More