Anúncio

Qual a grama que exige menos manutenção? Escolha o tipo ideal para seu jardim

As melhores dicas para que você tenha o melhor gramado

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 14 de fevereiro de 2023, por Lidia Meireles – Além de um visual bonito, o jardim precisa ser de fácil manutenção. E é por isso que a escolha da grama conta muito. Afinal, a vida anda muito corrida, não é mesmo? Que existem vários tipos de gramado é verdade, mas, tem um que vai se encaixar perfeitamente à sua necessidade.

Continua depois da publicidade

Foi pensando nisso que separamos 4 tipos de grama e falaremos mais adiante sobre os cuidados e características de cada uma. Dessa maneira você poderá escolher entre elas a que mais te agradar. A propósito, você sabia que o local onde você irá colocar a grama influência na sua escolha? Pois bem, veja porque isso acontece.

Continua depois da publicidade
Qual a grama que dá menos manutenção? Escolha o tipo ideal para seu jardim - Reprodução Canva
Qual a grama que dá menos manutenção? Escolha o tipo ideal para seu jardim – Reprodução Canva

Tipos de grama de jardim

Entre as mais usadas podemos citar a Esmeralda, a São Carlos, a Batatais e a grama Santo Agostinho, por exemplo. A sua escolha deverá ser feita conforme o ambiente que elas exigem, assim como as demais plantas, a grama também tem suas necessidades. Confira!

Continua depois da publicidade

1. Grama esmeralda

Devido a sua boa resistência e valor mais acessível, a esmeralda é a mais procurada. Além disso ela é de fácil adaptação e você poderá usá-la tanto no jardim quanto em áreas de encostas. Ademais, por ter um crescimento lento não será necessário podar com muita frequência. 

2. São Carlos

Esse tipo de grama, conforme indica Juliana Nakamura, em sua colaboração para o site Uol, no dia 23 de março de 2011, é perfeita para quem tem cachorro em casa. Isso porque, se trata de uma espécie de folhas mais largas e macias. Por não exigir poda regular e se manter bonita tanto a sol pleno quanto a meia sombra, você não terá muito trabalho.

Qual a grama que dá menos manutenção? Escolha o tipo ideal para seu jardim - Reprodução Canva
Qual a grama que dá menos manutenção? Escolha o tipo ideal para seu jardim – Reprodução Canva

3. Batatais

A batatais é, talvez, a grama de menor exigência. Apesar de ser específica para cultivo a sol pleno, é considerada muito resistente. Dessa forma você poderá colocá-la em áreas onde poderá ser pisada. Com o tempo e o pisoteio ela forma um lindo tapete uniforme. Não será necessário muita rega e ela cresce a passos bem lentos.

4. Grama Santo Agostinho

Se você mora em regiões litorâneas, aqui está a opção perfeita para o seu jardim. Ela é capaz de se desenvolver à sombra e ao mesmo tempo resistir ao frio e a salinidade do litoral. Isso sem dizer que também é bastante resistente a pisoteio.

Como plantar grama e fazer a manutenção

De maneira geral, a grama, que você encontra em rolos ou placas, deverá ser plantada em períodos de chuva. É parte importante do preparo do solo limpar o terreno e retirar as ervas daninhas. O adubo, por sua vez, poderá ser um composto orgânico que você irá repor a cada ano.

Por último, para que a grama permaneça verde você deverá regá-la todos os dias e fazer a poda antes que ela alcance uma altura de até sete centímetros. E tendo em vista que ao cortá-la é inevitável espalhar as folhas pelo gramado, faça a limpeza sempre ao final de cada poda. Por fim, acompanhe o blog Casa e Agro para aproveitar todas as nossas dicas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More