Anúncio

Como plantar manjericão com galho? Veja técnica diferente e que dá resultado

Uma técnica prática e eficaz que pode alavancar seu plantio

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Horizonte, 11 de fevereiro de 2023, por Gabriela Scopel – Você já pensou que é possível aprender como plantar manjericão com galho? Isso mesmo! A partir de um galho de uma planta que já está bem estruturada, você consegue criar uma nova muda e ter um lindo pé dessa plantinha que é decorativa e, claro, gastronômica.

Continua depois da publicidade

Por isso, se você se interessou em aprender como plantar manjericão com galho, não deixe de ler a matéria até o final. Nós iremos ensinar essa técnica e, também, algumas dicas de cuidado com a espécie. Afinal, depois de conseguir plantar, você terá que dar a manutenção, não é mesmo? Por isso, sem mais delongas, veja como fazer todos esses processos de um jeito descomplicado.

Continua depois da publicidade

Como plantar manjericão pelo galho?

Em primeiro lugar, já vamos começar com a dica de milhões e que todos estão curiosos: plantar a partir do galho. Sendo assim, de acordo com  uma matéria publicada pelo site Globo, no Casa e Jardim, no dia 07 de setembro de 2022, por Ana Sachs, você deve pegar um galho – com raízes – de uma planta saudável e já bem estruturada.

Continua depois da publicidade

Feito isso, retire todas as folhas do galho, deixando apenas média de duas em cada ponta, para que elas estimulem o processo. A ideia é que não tenha mais folhas do que o recomendado, pois elas podem prejudicar o processo de crescimento.

Em seguida, coloque esse galho na água e troque a água regularmente, deixando-o sempre em meia-sombra. Quando perceber que está começando a brotar, passe para o local definitivo, seguindo as dicas que daremos logo abaixo. Muito simples, não acha?

Como plantar manjericão com galho? Veja técnica diferente e que dá resultado
Como plantar manjericão com galho? Veja técnica diferente e que dá resultado – G1

Dessa forma, quando você for passar para o local definitivo, tenha em mente que o melhor solo para o plantio de manjericão é o que seja bem drenado e rico em matéria orgânica. Basta ter essas duas caraterísticas e, claro, não ser um solo compactado, para que o seu plantio seja um verdadeiro sucesso.

Luminosidade e irrigação

Por gostar de um solo drenado, já sabemos que a irrigação não deve ser excessiva. Então, para detectar se você está aguando muito o manjericão, veja se base do caule vai ficando marrom e se as folhas vão murchando. Se isso acontecer, reduza a água depositada e melhore a vazão.

O recomendado é que você molhe, em média, 3 vezes por semana. Por outro lado, no caso de quanta luminosidade ele gosta de receber, saiba que a luz do sol também é muito importante para o manjericão, sendo recomendado deixá-lo sob a luz direta do sol por, em média, quatro horas ao dia.

Cuidados extras com a planta

Alguns cuidados extras para que o seu processo de plantar manjericão pelo galho não tenha sido em vão:

  • Proteja o manjericão das intempéries: ele é uma planta delicada e sensível, não suportando muito frio e nem muito vento;
  • Cuide da rega e iluminação, como já foi dito;
  • Não deixe que o pé cresça por mais de 20 cm, pois isso começará a amarelar as folhas, deixará o sabor ruim e você perderá a colheita. Então, sempre faça uso antes de crescer muito, combinado?
Por fim, para sanar de vez essa dúvida, o manjericão é uma planta anual, o que quer dizer que, em um espaço de 12 meses, ela é capaz de completar o ciclo de vida total, ou seja, germinação, crescimento, floração, reprodução e morte. Portanto, quando a espécie chegar ao período de floração, significa que já está no final do ciclo e morrerá em breve.

E aí? Está esperando o que para começar a colocar em prática as dicas de como plantar manjericão com galho? Você terá uma planta bem versátil em casa e, o melhor, sem dificuldades! Esperamos que as dicas tenham sido úteis e não deixe de conferir a nossa categoria Casa&Agro. Nela, conteúdos diários são publicados pensando em você e na sua praticidade! Obrigada pela leitura e até a próxima matéria.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More