Anúncio

Aprenda a cultivar a planta frésia; linda e fácil de cuidar

Flor exuberante de clima ameno

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, em 25 de fevereiro de 2023, por Mayara Porto. – A frésia é uma flor que brota de planta bulbosa nativa da África do Sul, pertencente à família das Iridáceas. Na realidade, Freesia é a denominação do gênero botânico que engloba cerca de 16 espécies de flores, cada uma com suas singularidades, mas todas chamadas de frésias. Também conhecida como junquilho em algumas regiões, esta belíssima flor é largamente utilizada na decoração de jardins.

Continua depois da publicidade

Flor delicada e extremamente perfumada, a frésia é comumente usada na composição de lindos buquês de noiva, bem como na ornamentação de eventos. As espécies de frésias mais encontradas em floriculturas são a Freesia refracta e F. armstrongii. E aí, jovem jardineiro, ficou interessado em ter toda essa graça da frésia na sua casa? Continue a leitura e aprenda as melhores dicas de cultivo para essa planta. Veja abaixo:

Continua depois da publicidade

Propagação e semeadura

A propagação do junquilho pode ser realizada a partir de duas vias: a via seminal e pela separação de bulbos filhos. Quando as flores caírem e a planta se recuperar da floração, seus bulbos estarão adormecidos, então, esta é a hora de desenterrá-la e fazer a separação dos bulbos adjacentes ao bulbo matriz. O bulbo filho deve ser plantado e receber muito cuidado e atenção até a sua germinação.

Continua depois da publicidade
Frésia lilás (Reprodução Canva Pro)
Frésia lilás (Reprodução Canva Pro)

Plantio do junquilho

Conforme Bruna Cezario, em 29 de outubro de 2021, contribuinte do Casa e Jardim, as frésias apreciam um substrato com pH neutro e textura média com a adição de vermiculita ou areia. Portanto, faça uma mistura de terra vegetal com vermiculita ou areia para melhorar a drenagem. Nós do  Casa e Agro recomendamos que você faça uma camada de drenagem no fundo do vaso utilizando britas ou argila expandida. 

Frésia
Frésia – Reprodução Casa e Jardim

Tratos e manejos com a frésia

A planta aprecia climas mais amenos, abaixo dos 21 °C, e assim florescerão mais intensamente. Todavia, em climas mais quentes a floração não será tão vigorosa. A luminosidade ideal é sob sol pleno ou meia-sombra, pois ela não gosta muito de ambientes internos. 

Frésia branca (Reprodução Canva Pro)
Frésia branca (Reprodução Canva Pro)

As regas devem ser feitas em dias alternados, ou sempre que o solo estiver seco e necessitando de irrigação. Porém, após o termino do período de florada, as regas devem ser suspensas para o bulbo entrar em dormência, caso queira fazer propagação. Ademais, a adubação mensal deve acontecer para garantir belas flores, além da reserva nutricional para a próxima floração.

Junquilho (Reprodução Canva Pro)
Junquilho (Reprodução Canva Pro)

Viu, como é fácil cultivar a frésia em casa? A frésia realmente é uma flor belíssima, todavia atente-se ao clima, pois se você mora em uma cidade muito quente, como Brasília, por exemplo, o cultivo é inviável. Contudo, se sua cidade tem um clima mais ameno a maior parte do ano, pode apostar na linda frésia, que ela não te decepcionará.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More