Anúncio

Um jardim que você pode se orgulhar: técnicas de cultivo para flores

Saiba como deixar seu canteiro mais colorido

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 08 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – Um jardim cheio de flores é o sonho de consumo de qualquer pessoa, não é mesmo? Além da beleza, algumas espécies são aromáticas tornam esse cantinho da casa ainda mais gostoso e aconchegante.

Continua depois da publicidade

Por falar em diversidade, você poderá encontrar uma infinidade de cores, tamanhos e diferentes formatos de pétalas. Tanto as flores encontradas na natureza quanto as híbridas podem ser cultivadas em seu jardim, desde que, claro, você use as técnicas corretas.

Continua depois da publicidade
Um jardim que você pode orgulhar-se: técnicas de cultivo para flores - Reprodução Canva
Um jardim que você pode orgulhar-se: técnicas de cultivo para flores – Reprodução Canva

Como é o cultivo de flores

Para começar, escolha quais flores você quer ter em casa, assim ficará mais fácil fazer uma pesquisa direcionada. Porém, para facilitar o seu trabalho, te daremos três sugestões de plantas que você poderá plantar e cuidar de maneira bem fácil.

Continua depois da publicidade

A saber, um bom cultivo consiste em fornecer à planta tudo o que ela precisa para se desenvolver. Quanto mais forte e saudável ela estiver, maior a chance dela te oferecer lindas flores. Este cuidado nada mais é do que um solo fértil, rega adequada, luz solar suficiente, poda no tempo certo e adubação em dia. Veja os três exemplos abaixo.

1. Camomila

Também conhecida como margarida, a camomila é um exemplar perfeito para ter no jardim ou até mesmo para cultivar em vasos. Trata-se de uma planta aromática que se desenvolve bem em solo úmido, mas não encharcado, como salienta o site Casa Abril. Além disso, deve ser rico em matéria orgânica e receber bastante luz direta. Sua floração acontece, especialmente, na primavera e verão.

 Reprodução Canva
Reprodução Abril

2. Hortênsia

Esta é mais uma sugestão de flores para o seu jardim, visto que a hortênsia é uma espécie disponível em várias cores como: azul, lilás, rosa e branca. Ela se adapta bem a diversos tipos de solo e é muito resistente. Por outro lado, exige rega constante e você deverá podar ao final de cada floração.

Um jardim que você pode orgulhar-se: técnicas de cultivo para flores - Reprodução Canva
Um jardim que você pode orgulhar-se: técnicas de cultivo para flores – Reprodução Canva

3. Lavanda

A lavanda, por sua vez, tem flores pequeninas que exalam um perfume suave e é responsável pelo óleo essencial mais usado no mundo. Também é de fácil cultivo, pois exige solo arenoso, ou seja, uma mistura de areia e terra vegetal. Além disso, adora o sol e pede pouca rega. Ao final da floração, que acontece no verão, você poderá retirar as flores secas.

Um jardim que você pode orgulhar-se: técnicas de cultivo para flores - Reprodução Canva
Um jardim que você pode orgulhar-se: técnicas de cultivo para flores – Reprodução Canva

Como ter flores em vasos

Assim como no jardim, as flores em vasos precisam do mesmo cuidado. Portanto, escolha um recipiente que faça uma boa drenagem, como é o caso das cerâmicas, por exemplo. Além disso, você deverá oferecer à planta um solo úmido e bem nutrido. E ainda, não poderá se esquecer de expô-la ao sol.

Para plantar flores no vaso, você irá, primeiramente, fazer a muda em uma sementeira. A princípio, é só colocar o substrato para mudas, depositar as sementes, regar e, então, esperar germinar. Depois que germinar e alcançar uma altura de pelo menos dois centímetros você poderá transplantá-la para o vaso definitivo.

Por fim, depois de plantar no vaso é importante mantê-lo à sombra até que a muda se firme. Vale lembrar que os exemplos de flores usadas aqui são de cultivo a pleno sol. Portanto, depois que as raízes pegarem completamente, você poderá retirar a planta da sombra. No mais, se você gosta deste tipo de conteúdo acompanhe as dicas do blog Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More