Anúncio

Akadama: aprenda tudo sobre o melhor substrato de todos os tempos

Veja agora mesmo tudo sobre esse assunto

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 26 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – Você já ouviu falar do akadama? Se a sua resposta for negativa, não se preocupe. Esse substrato, que está sendo considerado um dos melhores de todos os tempos, vem fazendo muito sucesso em muitos países. Desse modo, resolvemos trazer as suas principais informações nesta matéria.

Continua depois da publicidade

Se você quer conferir todas as informações sobre o akadama, não deixe de continuar lendo essa matéria até o final. Isso devido ao fato de que, com esse assunto, ensinaremos você a deixar as suas plantinhas mais saudáveis e felizes.

Continua depois da publicidade

Akadama: principais informações e curiosidades

Akadama (Foto: Canva)
Akadama: aprenda tudo sobre o melhor substrato de todos os tempos (Foto: Canva)

O adakama, também conhecido como Akadama Tsuchi, se trata de um dos substratos utilizados por especialistas em bonsai para controlar as condições do solo dessas plantinhas. Contudo, diante do seu sucesso, vem sendo usado para o cultivo de muitas outras espécis de plantas ao redor do mundo inteiro.

Continua depois da publicidade

É importante saber que ele se trata de pequenos fragmentos de pumita reunidos em grãos. Ou seja, ele é formado por uma grande quantidade de matéria de origem vulcânica. Detalhe que a torna ainda mais especial e com uma perdulariedade única.

Esse substrato é proveniente do Japão. De modo que muitos preparativos de akadama são famosos porque vêm do famoso Monte Fuji, Incrível, não é mesmo? Para a sorte dos cultivadores, esse produto também está sendo preparado e vendido em todo o Brasil. Desse modo, você poderá usá-lo em suas plantinhas.

Importância do akadama

O akadama é um dos substratos mais fantásticos para diversas plantinhas. De modo que ele possui benefícios únicos em relação a algumas espécies. Por exemplo, ele ajuda a manter a água necessária para as plantas. Ou seja, equilibra a capacidade de retenção. Detalhe que manterá a sua plantinha saudável e com a quantidade de umidade correta.

Outra propriedade importante desse substrato é o fato de que ele é usado como um estimulador para o crescimento das raízes, promovendo o crescimento geral da planta. Uma vantagem e tanto, não é mesmo?

Bonsai

Bonsai (Foto: Reprodução Canva)
Bonsai (Foto: Reprodução Canva)

Como dito anteriormente, o akadama é muito usado nos bonsais, sendo o melhor material para cultivar essas plantinhas que vem fazendo muito sucesso em todo o mundo. Conforme informado pela redação da Abril, no dia 11 de dezembro de 2021, essas plantinhas pedem sol e, também, um solo muito rico, produzido a partir de akadama, pedra-pomes e rocha vulcânicas.

Repotagem sobre plantas diferentonas para quem nao é básico (Foto: Reprodução do Portal Abril)
Reportagem sobre plantas diferentonas para quem não é básico como o bonsai (Foto: Reprodução do Portal Abril)

Se você deseja usar akadama em seu bonsai, nós do Casa & Agro, recomendamos que você o misture com a terra preparada e vendida especialmente para esse tipo de planta. Assim você potencializa os resultados e não corre o risco de atrasar o desenvolvimento das plantinhas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More