Anúncio

A melissa é uma planta medicinal cheia de propriedades: aprenda a como cultivar e manejar de forma correta; veja

Confira os benefícios e as características do plantio da melissa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Foz do Iguaçu, 18 de fevereiro de 2023, por Igor Queiroz – Saborosa, aromática e cheia de propriedades medicinais: você conhece o verdadeiro potencial da melissa? Conhecida popularmente por de erva-cidreira, essa planta é um verdadeiro alento à saúde. Nesse sentido, diante de tantos benefícios aliados a uma relativa facilidade no manejo, muitos brasileiros têm investido seu tempo no cultivo desta magnífica erva medicinal.

Continua depois da publicidade

E, de fato, motivos não faltam para investir no cultivo caseiro de melissa. Em suma, as folhas das cidreiras conseguem disponibilizar ao nosso consumo uma série de recursos nutritivos indispensáveis. Consequentemente, a expressão destes compostos fornece uma série de propriedades medicinais, ideais para quem almeja saúde como estilo de vida. Nesse norte, separamos dicas essenciais para o cultivo caseiro da melissa. Confira, portanto, os passos essenciais para ter em mãos sua fonte de saúde.

Continua depois da publicidade

Um pouco mais sobre as propriedades da melissa

Erva-cidreira ou, simplesmente, cidreira, são algumas das formas de se referir à famigerada Melissa officinalis. Caracteristicamente, as folhas desta herbácea – parente próxima da hortelã e do boldo -, proporcionam, além do aroma marcante, um sabor único provindo de um importante combo de óleos essenciais ricos em funções biológicas.

Continua depois da publicidade

Além do mais, os flavonoides e compostos fenólicos, presentes em abundância, são os responsáveis por várias das propriedades observadas nas folhas da planta. Dentre elas, destacam-se as propriedades relaxantes, sedativas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e, também, antioxidantes, conforme cita Daniel Navas para o site da UOL em texto de 19 de maio de 2020.

Melissa (Reprodução Canva Pro)
Melissa (Reprodução Uol)

Quem não pode consumir melissa?

Em geral, o consumo regular pode ser feito pela maioria das pessoas. Efeitos colaterais são raros. Assim sendo, a melissa pode servir não somente para aliviar quadros de doenças infecciosas e inflamatórias, mas também pode ser, quando bem utilizada, uma fonte recorrente para aliviar o estresse e cooperar com o sono de qualidade.

Todavia, aos portadores de doenças renais, cardiovasculares, problemas nas tireoides, ou que fazem uso contínuo de muitos medicamentos, é indispensável a autorização de seu médico. Isso porque, dependendo de cada caso, algumas propriedades da planta podem interferir nas funções de alguns medicamentos e/ou piorar algum quadro de saúde previamente existente.

Ainda, tal orientação se mantém às mulheres grávidas. Antes de consumir, tenha autorização de seu médico obstetra durante as consultas regulares do pré-natal.

Melissa (Reprodução Canva Pro)
Melissa (Reprodução Canva Pro)

Recursos essenciais para cultivar melissa em casa

Um dos maiores benefícios do cultivo da cidreira é sua alta adaptabilidade aos diversos ambientes. Em resumo, a erva não exige muito, mesmo entregando muito a quem consome. Decerto, o cultivo da melissa se dá entre 4ºC e 25ºC. Porém, a faixa mais indicada está entre os 15ºC e 25ºC.

Ainda, como toda planta, essa necessita de luz solar diária, contudo, não precisa de muito. Algumas horas por dia são suficientes, o que faz desta uma planta ideal para cultivar em vasos para quem possui pouco espaço disponível – apartamentos, casas pequenas, escritórios.

Melissa (Reprodução Canva Pro)
Melissa (Reprodução Canva Pro)

Se você é um ávido leitor do Casa & Agro, já sabe que o solo deve, obrigatoriamente, possuir uma adequada drenagem. De fato, muitas plantas não suportam o excesso de água, e a melissa é uma delas. Utilize brita e areia por baixo do solo para garantir tal propriedade. Se, por acaso, você for realizar o plantio em vasos ou recipientes menores, garanta que estes possuam furos para que a água flua.

Mãos à obra: hora de plantar

De fato, a forma mais fácil de cultivo é a partir das mudas ou raízes de outras plantas adultas – a chamada estaquia. Basta, assim, cortar ramos de plantas adultas e colocá-las em água até que se desenvolvam as raízes. Outra forma é dispor tais ramos em vasos com solo bem úmido. Para mais de um ramo, separe-os por, no mínimo, 30 cm de distância.

Melissa (Reprodução Canva Pro)
Melissa (Reprodução Canva Pro)

Ademais, o plantio também pode ser feito por meio das sementes. Assim, após separar o local de plantio, coloque as sementes obre o solo, úmido e rico em nutrientes, e peneire uma fina camada de terra sobre elas até que sejam completamente cobertas. A

tente-se, as sementes não podem estar mais profundas do que 6 milímetros. Devem estar superficiais – por isso, proteja seu plantio dos ventos fortes e regue com muita delicadeza. Por fim, em cerca de duas semanas, ou um pouco mais, sua melissa dará as caras.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More