Anúncio

Catharantus roseas: aprenda tudo sobre a vinca-de-madagascar

Veja tudo sobre essa espécia encantadora

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São Paulo, 18 de fevereiro de 2023, por Leticia Shinzato Paes – A vinca-de-madagascar tem de tudo para ser a tendência de 2023. Isso devido ao fato de que ela apresenta flores encantadoras e, também, que prometem dar vida a qualquer lugar em que ela for cultivada.

Continua depois da publicidade

É importante ter em mente que, apesar de espetacular, a vinca-de-madagascar guarda muitos segredos e mistérios. Por exemplo, em relação ao seu cultivo e, até mesmo, em relação a sua toxicidade.

Continua depois da publicidade

Se você quer ficar por dentro de tudo sobre essa plantinha, não deixe de continuar acompanhando a nossa matéria até o final. Isso devido ao fato de que, aqui, você poderá ficar por dentro de todos os detalhes sobre a vinca-de-madagascar.

Continua depois da publicidade

Vinca-de-madagascar: características e plantio

Vinca-de-madagascar (Foto: Reprodução Canva Pro)
Catharantus roseas: aprenda tudo sobre a vinca-de-madagascar (Foto: Reprodução Canva Pro)

A vinca-de-madagascar, conforme o próprio nome já entrega desde o princípio, é uma plantinha que possui origem na Ilha de Madagascar. Seu nome científico é Catharanthus roseus e ela pertence à família Apocynaceae.

Vale destacar que, apesar de sua origem ser bem afastada do Brasil, hoje, ela é cultivada em muitas partes do território brasileiro. De modo que os cultivadores estão fazendo sucesso com as suas vendas diante da linda floração dessa plantinha. Esta, acontece no mês de novembro e, sem dúvidas, será uma das mais bonitas que você terá em seu jardim.

Além disso, tenha em mente que a principal função dessa plantinha é ser usada como item ornamental. Desse modo, se você está pensando em cultivá-la para deixar em sua sala de estar, nós, aqui do Casa & Agro, mais do que recomendados. Abaixo, você poderá conferir mais informações sobre a vinca-de-madagascar, em relação ao seu cultivo e, também, a sua toxicidade.

Como cultivar a vinca-de-madagascar?

Vinca-de-madagascar (Foto: Reprodução Canva Pro)
Catharantus roseas: aprenda tudo sobre a vinca-de-madagascar (Foto: Reprodução Canva Pro)

O cultivo da vinca-de-madagascar é muito fácil. Sendo assim, qualquer pessoa pode manter essa plantinha em sua casa, principalmente os iniciantes. De modo que, para manter essa plantinha se desenvolvendo, será necessário apostar em um solo fértil. Além disso, tenha em conta que a vinca-de-madagascar é resistente à água. Assim, a rega deve ser realizada ocasionalmente.

Sem contar, ainda, que é importante saber que a dispersão da espécie pode ser por semente ou por meio de seus ramos, raízes ou folhas. De modo que será muito fácil ter a sua plantinha dentro da sua casa.

Toxicidade

Reportagem sobre hortensia (Foto: Reprodução Portal Abril)
Reportagem sobre vinca-de-madagascar (Foto: Reprodução Portal Abril)

A vinca-de-madagascar possui um grupo de alcaloides. Ou seja, ela é uma plantinha tóxica. De modo que, conforme explicado pela redação da Abril, no dia 4 de agosto de 2022, o seu consumo em excesso provoca queda da pressão arterial e hipotensão. Desse modo, se atente a esse cultivo caso você tenha crianças ou pets em casa.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More