Anúncio

Canadá e Suécia voltam a fazer repasse humanitário à ONU

Governo de Israel, no entanto, criticou a medida

Anúncio


São José dos Campos-SP, domingo, 10 de março de 2024 – O Canadá e a Suécia voltaram a financiar a Unrwa (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina), uma agência da ONU (Organização das Nações Unidas). Essa entidade é uma importante fornecedora de ajuda aos moradores da Faixa de Gaza, que está em guerra com Israel desde outubro de 2023.

Continua depois da publicidade

No entanto, desde janeiro, a Suécia e o Canadá haviam suspendido o apoio à Unrwa, assim como diversos outros países. Isso porque a entidade tinha funcionários suspeitos de colaborarem com o grupo terrorista Hamas, que comanda a região.

Continua depois da publicidade

Inclusive, o ataque do Hamas a Israel, no dia 7 de outubro, com 1.160 israelenses mortos, iniciou a guerra em Gaza. Desde então, os israelenses já mataram mais de 30 mil pessoas em Gaza, na busca de tentar eliminar o grupo terrorista que comanda os palestinos.

Continua depois da publicidade

Governo do Canadá justifica apoio ao órgão da ONU

Canadá e Suécia voltam a fazer repasse humanitário à ONU. Foto: Pixabay
Canadá e Suécia voltam a fazer repasse humanitário à ONU. Foto: Pixabay

O ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Ahmed Hussen, disse que reconhece os esforços dos dirigentes da entidade. Isso na busca em encontrar os supostos integrantes que estariam ajudando o Hamas.

“Em reconhecimento dos robustos processos de investigação em curso, dos esforços da UNRWA para responder às graves alegações feitas contra alguns dos seus funcionários, incluindo a implementação de medidas internas para melhorar a supervisão e a responsabilização, bem como a catastrófica situação humanitária em Gaza, o Canadá retomará o seu financiamento para UNRWA”.

Por sua vez, o governo da Suécia anunciou a doação de US$ 193 milhões, cerca de R$ 1 bilhão, para a Unrwa. Mas, isso só aconteceu após a entidade concordar com auditorias dentro dela.

O blog Casa e Agro, o seu preferido da internet, vem acompanhando as notícias no dia a dia da região, o Brasil e do mundo.

Israel critica decisão

Enquanto isso, o governo de Israel criticou abertamente a decisão de Canadá e Suécia em voltarem a ajudar a Unrwa. No dia 4 de março, o estado judeu identificou que 450 funcionários da entidade da ONU estariam fazendo parte do apoio ao Hamas.

Desta maneira, o governo israelense pediu para que Canadá e Suécia reconsiderassem o apoio ao grupo. E insistiu que o grupo faz parte da estratégia do Hamas para continuar as hostilidades contra Israel, prolongando o conflito na Faixa de Gaza.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More