Anúncio

Brasil tem 9,3 milhões de analfabetos, diz IBGE

Dados foram divulgados nesta sexta-feira

Anúncio


São José dos Campos (SP), sexta-feira, 22 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O Brasil tem 9,3 milhões de analfabetos atualmente. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Continua depois da publicidade

Apesar do número elevado, ainda houve uma redução de 0,3 pontos entre 2022 e 2023. Assim, se torna o menor índice de analfabetos já registrado pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o levantamento, a maioria dessas pessoas estão na região Nordeste, com 5,1 milhões de pessoas. Depois, aparece a região Sudeste, com 2,1 milhões de pessoas.

Continua depois da publicidade

Maioria dos analfabetos são mais velhos

Brasil tem 9,3 milhões de analfabetos, diz IBGE. Foto: Pixabay
Brasil tem 9,3 milhões de analfabetos, diz IBGE. Foto: Pixabay

A pesquisa divulgada nesta sexta pelo IBGE mostra que a idade está diretamente associada ao analfabetismo. Neste caso, em 2023, foram 5,2 milhões deles entre as pessoas com mais de 60 anos.

Desse modo, os maiores de 60 anos representam 15,4% dos analfabetos no cenário brasileiro. Em seguida, aparece os de 40 anos ou mais, com 9,4% do total.

Os de 25 anos ou mais representam 6,5% dos analfabetos brasileiros. Por fim, os de 15 anos ou mais representam 5,4% do total.

Outro ponto importante é a semelhança de casos entre homens e mulheres na casa dos 15 anos. Por exemplo, os índices de mulheres de 15 anos analfabetas estão em 5,2%, enquanto para os homens isso representa 5,7%.

Todos esses dados foram divulgados de uma única vez pelo IBGE. Aliás, desde o ano passado, o instituto de pesquisa vem trazendo recortes diversos da realidade brasileira.

O blogue Casa e Agro, o seu preferido da internet, acompanha as principais notícias da cidade, da região, do Brasil e do mundo.

Desigualdades regionais

Por fim, o analfabetismo dos brasileiros também mostra a desigualdade social entre as regiões do país. Por exemplo, os índices mais elevados de analfabetismo estão nas regiões Norte e Nordeste.

Entre as pessoas com 15 anos ou mais, são 11,2% no Nordeste e 6,4% no Norte. Por sua vez, no Centro-Oeste, são 3,7% do total desta idade. Já o Sudeste tem 2,9%, enquanto a região Sul tem 2,8%.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More