Anúncio

Conhece a orquídea que cheira chocolate? Veja mais sobre essa exótica espécie

A orquídea chocolate é uma ótima opção de presente

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Palmas, 19 de setembro de 2022, por Keila Carlos – Você conhece ou pelo menos já ouviu falar sobre a orquídea que cheira chocolate? Então, fique conosco até o final desta matéria, pois vamos falar sobre esta espécie de orquídea exótica.

Continua depois da publicidade

A orquídea que cheira chocolate é o nome carinhoso da Oncidium Sharry Baby. Isso porque possui uma fragrância suavemente agradável e achocolatada. Antes de mais nada, trata-se de uma planta oriunda de um cruzamento de outras duas espécies de orquídeas.

Continua depois da publicidade

Como cuidar da orquídea que cheira chocolate?

A junção da orquídea Oncidium Jamie Suttoch e a Oncidium Honolulu, que também são resultados de mistura em laboratório, formou-se a Oncidium Sharry Baby ou simplesmente, orquídea chocolate. É o que explica a orquidófila Noêmia dos Reis, em entrevista à matéria escrita pela colaboradora Mariane Rossi ao site G1/Globo em 31 de março de 2013. Segundo a orquidófila, essas experiências são necessárias para melhorar as espécies de orquídeas.

Continua depois da publicidade

Para cultivar essa espécie, é indicado utilizar adubo orgânico no plantio e durante sua fase inicial. Agora, na fase adulta, o ideal é investir no uso de adubo próprio para floração de orquídeas.

Imagem extraída do site G1
Imagem extraída do site G1

Quanto à rega, é imprescindível que ocorra de 2 a 3 vezes em dias de muito calor e durante o inverno ou em dias mais amenos, pelo menos 1 vez por semana. Nesse sentido, é aconselhável fazer o teste de umidade, colocando o dedo no solo em que a orquídea está plantada.

O solo, portanto, precisa se manter sempre úmido, mas não com excesso de água. Esses cuidados, realmente, fazem total diferença para ter lindas flores da orquídea diferenciada.

Orquídea chocolate: quando floresce?

Existem 3 tipos de tons das orquídeas chocolate, que são: amareladas, avermelhadas e rosadas. Dessa forma, é de suma importância drenar bem o solo em que será plantada essa orquídea tão aromática.

A orquídea chocolate pode florescer em qualquer época do ano e em até duas vezes ao longo de 12 meses. No entanto, para isso, é fundamental ter cuidados essenciais com a rega como já foi citado, bem como o processo de adubação.

Há que ressaltar, porém, que também se faz necessário que receba luminosidade, equilibrando com meia sombra e meio sol.  Desse modo, a orquídea que cheira chocolate pode ser cultivada dentro de casa, mas, sempre é bom mantê-la perto de janelas.

Procure colocá-la ao sol pela manhã e protegê-la do vento. Assim, a partir do surgimento de floração, sua duração pode ser de até 30 dias.

Curiosidades e mais dicas sobre essa orquídea

Com o passar dos dias em contato com o sol, ainda que seja o da manhã, suas folhas começam ficar com algumas manchas pretas. Mas, não se preocupe, pois não são fungos. Logo, diminua o tempo de exposição ao sol, a fim de evitar o surgimento de novas manchas.

Outra curiosidade, que, na verdade, é uma dica de ouro, é que o solo para o plantio da orquídea de chocolate, precisa ter bastante circulação de ar. Então, plantá-la em vasos junto a musgos é uma ótima ideia. Do mesmo modo, essa orquídea ama se desenvolver com suas raízes grudadas aos caules das árvores.

Para realizar a poda, esterilize a tesoura e observe a cor da haste para essa realização. Esta, por sua vez, deve estar na cor marrom, pois, se ainda estiver verde, aguarde mais um pouco, a fim de surgir mais flores.

Com todas essas dicas que nosso Casa e Agro acabou de trazer, que tal incluir a orquídea que cheira chocolate na decoração de sua casa? Igualmente, é uma excelente sugestão para presentear alguém. 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More