Anúncio

Zamioculca: saiba como cuidar da planta mais elegante que existe

Decore a sua casa com essa linda folhagem

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 27 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – A zamioculca pode ser cultivada em área externa e também interna, porém, não tolera o sol direto. Sendo assim, o mais indicado é que você cultive a planta dentro de casa. Inclusive, por se tratar de um belo e elegante exemplar, a espécie é muito requisitada para compor decorações.

Continua depois da publicidade

Além disso, a zamioculca é considerada uma das plantas mais fáceis de cuidar, visto que exige pouca rega. Isso sem falar, é claro, do seu lento crescimento que dispensa a poda. Portanto, é uma ótima opção, principalmente para quem tem pouca experiência com plantas. Considere as informações abaixo a respeito do solo ideal, luminosidade e temperatura.

Continua depois da publicidade
Zamioculca: saiba como cuidar da planta mais elegante que existe - Reprodução Canva
Zamioculca: saiba como cuidar da planta mais elegante que existe – Reprodução Canva

Solo

Para garantir uma boa drenagem e, assim, evitar que as raízes apodreçam, o solo bom para a zamioculca pode ser uma mistura de areia e terra vegetal. Não se esqueça, entretanto, de fazer uma cama no fundo do vaso com argila expandida. Dessa maneira a água não terá dificuldade para escorrer.

Continua depois da publicidade

Luz para a zamioculca

Nesse sentido, trata-se de uma espécie que consegue sobreviver até em ambientes mais escuros, como o canto da sala por exemplo. No entanto, você irá perceber um tom mais escuro das folhas, ao passo que, se exposta a luz indireta as folhas tendem a ficar verde claro.

Temperatura

Você não deve expor a sua zamioculca a uma temperatura abaixo de 10 graus, por outro lado, ela se adapta bem a um clima acima dos 25. Apesar de ser uma planta resistente, ela não dispensa esses pequenos cuidados.

Zamioculca: saiba como cuidar da planta mais elegante que existe - Reprodução Canva
Zamioculca: saiba como cuidar da planta mais elegante que existe – Reprodução Canva

Quantas vezes tem que molhar a zamioculca

Em relação à rega, ela é bem fácil de manter. Visto que a sua estrutura é composta por rizomas que armazenam água, você deve regá-la apenas uma vez por semana. Na dúvida, toque o solo com os dedos e só regue se estiver completamente seco.

Aproveite o momento da rega para limpar as folhas que normalmente ficam empoeiradas e perdem o seu brilho. Faça isso com um pano limpo e macio de maneira delicada para não danificar a superfície conforme sugestão do site Casa Abril, em matéria do dia 21 de novembro de 2022.

Zamioculca: saiba como cuidar da planta mais elegante que existe - Reprodução Canva
Zamioculca: saiba como cuidar da planta mais elegante que existe – Reprodução Abril

Quando a Zamioculca floresce

A flor da zamioculca costuma aparecer entre o outono e inverno, mas, por serem muito pequenas, elas quase não aparecem. Isso sem falar, é claro, na dificuldade de florir na sombra. Como você já deve saber, o sol é o principal responsável por incentivar a floração das plantas. 

Contudo, a zamioculca se destaca mesmo é por suas folhagens envernizadas que até parecem artificiais. Sendo assim, as flores podem ficar em segundo plano, não é mesmo? Por fim, sempre que perceber o vaso muito cheio, mude a sua planta para um recipiente maior e se quiser saber mais sobre jardinagem, acompanhe o blog Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More