Anúncio

Técnicas de cultivo em vaso: tenha plantas em qualquer lugar

Aprenda como aproveitar os pequenos espaços para cultivar com esse método simples

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


São João do Paraíso, 21 de fevereiro de 2023, escrito por Ana Meireles – A princípio, o cultivo em vaso está cada vez mais comum. Isso porque, além de trazer as plantas para perto ou dentro de casa, ainda ocupa pouco espaço. A prova disso é que, cada vez mais, o verde tem tomado conta do paisagismo de residências pequenas como apartamentos.

Continua depois da publicidade

Todavia, para que o cultivo em vaso seja bem sucedido, é necessário alguns aplicar cuidados básicos, mas, que fazem toda a diferença no desenvolvimento da planta. Além do mais, levar a estética do ambiente em consideração é importante para não poluí-lo visualmente. Para saber mais, continue por aqui até o final desse artigo que foi preparado para você tirar todas as dúvidas sobre esse método de plantio.

Continua depois da publicidade
Técnicas de cultivo em vaso: tenha plantas em qualquer lugar - Reprodução: Canva Pro
Técnicas de cultivo em vaso: tenha plantas em qualquer lugar – Reprodução: Canva Pro

Quais as melhores plantas para o cultivo em vaso?

À primeira vista, há uma variedade imensa de opções para cultivo em vaso. Dentre elas, o Casa & Agro destaca hortaliças como cebolinha, coentro, salsa e etc. Ademais, as floríferas, suculentas, trepadeiras e até mesmo algumas frutíferas podem fazer parte desta técnica de plantio. Para tanto, basta se atentar às peculiaridades de cada uma e, pronto.

Continua depois da publicidade

Como fazer

Em primeiro lugar, é preciso se preocupar com o tamanho do vaso, de modo que ele seja proporcional ao porte da planta, conforme orienta artigo de Rosana Ferreira, para a revista Casa e Jardim do Globo, em 30 de janeiro de 2021. Além disso, procure sempre um local bem iluminado para acomodar suas amiguinhas e não se esqueça de fazer a rega de maneira regular.

Fonte: Globo
Fonte: Globo

Para montar o vaso de maneira correta, é só fazer uma camada de pedra brita ou argila expandida no fundo do recipiente para auxiliar na drenagem. Em seguida, preencha o restante do espaço com adubo orgânico e acomode as mudas de plantas da sua preferência. Por último, continue com os cuidados básico diariamente e em pouco tempo elas crescerão fortes e saudáveis

Posto isto, é hora de espalhar os vasinhos com suas hortaliças prefereridas pela janela da cozinha ou pendurados na varanda. Outrossim, os pallets ou prateleiras são excelentes para acomodar a horta orgânica vertical. Como resultado disso, você aproveita aquele espacinho que sobrou entre as paredes e, ainda, ornamenta com graciosidade e boas energias.

Tipos de vasos

A propósito, existem vários tipos de vasos, porém, os mais comuns são os de plástico e de barro. Considerando que o de barro consegue fazer a troca de gases com o meio, eles são os mais indicados para cultivar.

Contudo, se você está buscando uma maneira alternativa de fazer o seu cultivo em vaso, até mesmo garrafa PET pode fazer parte do seu projeto. Como resultado disso, você junta o útil ao agradável, ou seja, ao mesmo tempo que economiza ajuda a proteger o meio ambiente.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More