Anúncio

Reviver cactos: confira as melhores dicas para resgatar suas plantinhas espinhosas

Não deixe seus cactos murcharem - saiba como cuidar deles e vê-los florescer

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 21 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – Se você é fã de plantas, provavelmente já se aventurou a cultivar um ou dois cactos em casa. Essas plantas espinhosas são muito populares por serem fáceis de cuidar e por sua aparência única. Mas, você sabe como reviver cactos?

Continua depois da publicidade

Mesmo sendo plantas resistentes, os cactos podem sofrer com algumas condições que podem afetar seu desenvolvimento. Por isso, é importante conhecer as dicas certas para reviver cactos em casa e manter suas plantas saudáveis e bonitas. Portanto, continue  acompanhando este artigo e confira as melhores dicas para reviver cactos em casa sem dificuldade.

Regue o suficiente – e no momento certo!

Um dos erros mais comuns no cultivo de cactos é a falta ou o excesso de água. Regar demais pode levar ao apodrecimento das raízes, enquanto a falta de água pode causar a desidratação da planta. Portanto, uma dica importante é regar os cactos somente quando a terra estiver completamente seca.

Ademais, conforme o site Wiki How, uma dica para saber se o problema está na falta de água, é observar se as estruturas do cacto etão murchando. Além disso, o momento certo para regar é pela manhã, para a planta ter tempo de absorver a água durante o dia.

Imagem Wiki How
Imagem Wiki How

Escolha o solo certo

O solo para cactos deve ser bem drenado, para evitar o acúmulo de água nas raízes. Se a planta estiver em um solo com má drenagem, a umidade pode ficar retida nas raízes e levar ao apodrecimento. Por isso, é importante escolher um solo especial para cactos, que permita que a água escorra facilmente. Geralmente, o solo ideal para cactos são aqueles ricos em materiais porosos, como areia, perlita, carvão, vermiculita ou britas.

Reviver cactos (reprodução Canva Pro)
Reviver cactos (reprodução Canva Pro)

Ajuste a iluminação

Os cactos são plantas que precisam de bastante luz solar para crescerem saudáveis. Se a sua planta não está recebendo luz suficiente, ela pode ficar murcha e perder sua cor característica. Por outro lado, se a planta estiver recebendo luz direta e muito forte, pode sofrer queimaduras. Deste modo, para reviver cactos, é ideal que fiquem em um local com luz indireta ou parcial.

Continua depois da publicidade

Preste atenção às pragas

Assim como outras plantas, os cactos podem ser atacados por pragas como ácaros e cochonilhas. Esses insetos, por sua vez, se alimentam da seiva da planta e podem causar danos graves. Logo, se você notar manchas brancas ou pegajosas nas folhas do seu cacto, pode ser um sinal de que ele está sendo atacado por pragas.

Continua depois da publicidade

Nesse caso, é importante tratar a planta com inseticidas específicos. Mas, você também pode recorrer a métodos mais naturais e o Casa & Agro indica opções como óleo de neem, ou inseticida caseiro, feito a partir de sabão líquido e vinagre.

Reviver cactos (reprodução Canva Pro)
Reviver cactos (reprodução Canva Pro)

Fique de olho na temperatura

Os cactos são plantas que preferem temperaturas mais altas, mas isso não significa que eles possam suportar qualquer clima. Deste modo, temperaturas muito baixas podem fazer com que a planta entre em dormência e pare de crescer. Já temperaturas muito altas podem fazer com que a planta perca água rapidamente e fique desidratada. Assim, a temperatura ideal para cactos fica em torno de 20 a 25 graus Celsius.

Reviver cactos (reprodução Canva Pro)
Reviver cactos (reprodução Canva Pro)

Reviver cactos em casa pode ser mais fácil do que você imagina. Com essas dicas simples, você pode cuidar da sua planta de forma adequada e vê-la florescer. E não se esqueça: cuidar de plantas pode ser divertido e gratificante, mas também pode ser um desafio. Se você cometer erros, não desanime – aprenda com eles e continue tentando.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More