Anúncio

Você sabe como plantar alface? Confira o passo a passo para desenvolver a sua horta

Essa hortaliça é consumida principalmente crua em vários tipos de saladas.

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, em 26 de setembro de 2022, por Mayara Porto – A alface é uma hortense anual ou bienal, que faz parte das hortaliças mais cultivas no mundo, com uma grande diversidade de espécies, cores e texturas. Possui origem asiática, e vem sendo utilizada para alimentação humana e animal desde cerca do ano 500 a.C. Seu cultivo possui poucos tratos culturais, facilitando seu plantio, que pode ser feito por qualquer um. Visto isso, aqui você descobrirá como plantar alface para poder cultivar esse alimento saudável em casa.

Continua depois da publicidade

Essa hortaliça é consumida principalmente crua em vários tipos de saladas. Ademais, existe mais de uma variedade de alface, as mais conhecidas são: alface-lisa (ou romana), alface-crespa e a alface-repolhuda. Abaixo, você confere dicas especiais sobre como plantar alface, desde a sementeira, mudas, e tratos até a colheita. 

Continua depois da publicidade

O plantio da alface

Alface (Reprodução Canva Pro)
Alface (Reprodução Canva Pro)

A alface é uma das hortaliças mais fáceis de se plantar dentro de casa. Basta ter atenção com a sua luminosidade, umidade e outros pequenos cuidados para você ter alface na sua horta agora mesmo. Seu plantio pode ser feito em canteiros, jardineiras, vasos e até mesmo em garrafas pet, uma alternativa mais ecológica.

Continua depois da publicidade

Semeadura

O cultivo da alface pode ser feito durante todo o ano. Sua propagação é por via seminal (com sementes), e adquiri-las é o primeiro passo do seu plantio, após a escolha da variedade. Geralmente, os produtores semeiam alface em placas para primeiro fazer as mudas, e em seguida, selecionam as melhores e passam para o local definitivo. Mas, não há problema algum em plantar direto no ambiente certo. A germinação leva de 4 a 6 dias. 

Alface (Reprodução Canva Pro)
Alface (Reprodução Canva Pro)

Tratos culturais 

Essa hortaliça se adéqua principalmente as regiões mais quentes, já que a sua temperatura ideal varia de 22 °C a 25 °C, todavia, suportam até 15 °C. Caso vá cultivá-las em apartamento, certifique-se de que, pelo menos em um período do dia, a planta fique exposta diretamente ao sol. A alface exige regas em dias alternados, ou diariamente. A depender da temperatura, nunca a deixe seca nem encharcada. 

Outra dica importante, é a retirada de ervas daninhas. A alface é uma hortaliça que precisa de vários nutrientes para crescer forte, mas a presença de ervas daninhas pode gerar uma competição por eles. Logo, faça a capina regularmente e não deixe que a sua alface cresça com nenhuma deficiência. Adubações orgânicas também são recomendadas. Segundo publicação do Globo Rural, em 30 de outubro de 2014, a adubação com cálcio também pode ser necessária, caso seja notada o amarelamento e queimaduras nas folhas.

Imagem: Globo Rural
Imagem: Globo Rural

Colheita

Por fim, após aprender aqui no blog Casa&Agro como plantar  alface, é hora de realizar a colheita da hortaliça. Portanto, esta deve ser feita no momento em que a planta atinge o seu desenvolvimento máximo, quando apresenta cabeças bem formadas e folhas tenras. Geralmente, isto ocorre 75 a 90 dias após a semeadura. O segredo é colher nas horas frescas do dia, fazendo o corte das raízes e eliminando as folhas danificadas, depois é só aproveitar a sua alface e preparar uma saladinha saudável.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More