Anúncio

Saiba como cultivar grama-amendoim e traga mais verde ao quintal de forma simples, veja

Construir um gramado ficou ainda mais simples com essa belíssima espécie

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 26 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – Sabia que nem todas as gramas são iguais? As espécies perfeitas para construção de um gramado são parte de uma família de grande diversidade. Entre elas, a grama-amendoim se destaca como uma alternativa de plantio fácil e baixa manutenção, assim como outras inúmeras vantagens dentro e fora do paisagismo. Se interessou? Essa forragem vai transformar a sua área externa em uma belíssima cobertura verde.

Continua depois da publicidade

Nativa do território brasileiro e de nome científico Arachis repens, esse gramado possui folhas verdes escuras arredondadas e sua floração produz diminutas flores amarelas delicadas e charmosas. Seu cultivo cheio de vantagens demanda poucos cuidados, sendo perfeito para quem busca mais beleza para o ambiente de maneira prática. Confira, abaixo, como plantar grama-amendoim e saiba todo o necessário para manter a forração do seu jardim sempre vistosa e saudável.

Continua depois da publicidade
Grama-amendoim (Reprodução Canva)
Grama-amendoim (Reprodução Canva)

Vantagens da grama-amendoim

Os benefícios em se investir nesse tipo de grama são dos mais variados. Em primeiro lugar, a grama-amendoim possui crescimento muito rápido, não sendo preciso mais de três meses para a formação completa da cobertura desde o cultivo das sementes.

Continua depois da publicidade

Ademais, o gramado não necessita de podas! A dispersão da vegetação é feita de forma rasteira, o que significa que a grama vai conferir volume e textura a sua área externa sem exigir manutenções frequentes.

Já deu para perceber que esse tipo de grama é bastante popular como forração de jardins, mas isso não é tudo. A grama-amendoim também combate a erosão e protege as superfícies contra agentes como ventos e chuvas. Segundo Nathalia Inson para o site Viva Decora, em 01 de outubro de 2020, essa espécie ainda contribui para o enriquecimento do solo e promove adubação verde.

Suas raízes são capazes de fixar nitrogênio no solo, conferindo mais nutrientes para o ambiente em que vive. Perfeita para outras culturas, o gramado inclusive serve de alimento para o gado devido ao seu teor de proteínas e baixo custo. As aplicações da grama-amendoim são diversas, contudo, essa vegetação não tolera pisoteio, então, fuja de áreas de grande passagem.

Imagem Viva Decora
Imagem Viva Decora

Como começar a cultivar grama-amendoim?

Agora que você conhece os benefícios e a versatilidade dessa espécie de forração, está na hora de saber como cultivá-la! Os meses entre setembro e janeiro são ideais para o cultivo, quando chuvas regulares e abundantes facilitam o enraizamento da vegetação. Outrossim, invista em solos de boa qualidade, férteis e que sejam bem drenados.

Propagação

Como dito, a multiplicação da grama-amendoim ocorre rapidamente, tanto por meio de sementes ou de mudas. Para a semeadura, afofe o solo e abra covas espaçadas pela superfície, adicionando três sementes em cada buraco. Se você optar pelas mudas, basta arrancar os “cabinhos” enraizados da planta-mãe e plantar em covas espalhadas pelo seu espaço.

Iluminação e regas

O ambiente perfeito para o seu tapete de grama-amendoim fica exposto à iluminação abundante e direta, apesar da espécie também ser cultivada à meia-sombra. Lembre-se que a luminosidade afeta a floração, ou seja, quanto mais luz solar, mais flores. Entretanto, a forragem não tolera geadas nem mesmo o frio.

Quanto às regas, o gramado resiste tanto a secas quanto encharcamentos. O ideal é manter o solo sempre úmido e equilibrado. As regas são mais frequentes até o estabelecimento da vegetação.

Grama-amendoim (Reprodução Canva)
Grama-amendoim (Reprodução Canva)

A grama-amendoim é o sonho de qualquer jardim, então, não deixe de cultivar uma das mais belas plantas de forração com esse guia do blog Casa&Agro. Evite pisões e aproveite as suas vantagens em canteiros, vasos ou no seu quintal inteiro!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More