Anúncio

Jardim de comer: saiba como fazer o seu

Do plantio à colheita sem dificuldade

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 23 de fevereiro de 2023, por Lidia Meireles –  O jardim de comer se tornou uma excelente alternativa para os adeptos da vida saudável. E não apenas pela saúde física, mas também emocional. Isso porque, cuidar de uma pequena horta diminui os níveis de ansiedade que, por vezes, é um dos principais sintomas da depressão.

Continua depois da publicidade

No entanto, para os iniciantes em cultivo de hortas é bem comum pensar que essa é uma tarefa complicada. Mas, não se preocupe, com as dicas que preparamos, em breve você estará colhendo os deliciosos frutos do seu jardim de comer.

Continua depois da publicidade
Jardim de comer: saiba como fazer o seu - Reprodução Canva
Jardim de comer: saiba como fazer o seu – Reprodução Canva

Como começar uma horta

O primeiro passo é escolher o local para plantar o seu jardim de comer que, por sinal, poderá ser em um pequeno canteiro no quintal ou em vasos. Inclusive, a ideia de cultivar em vasos é perfeita para quem mora em apartamento.

Continua depois da publicidade

Seja como for, é importante avaliar se o espaço escolhido recebe luz solar, visto que este é um fator primordial para o bom desenvolvimento de hortaliças. Nesse sentido, o ideal é no mínimo 4 horas de sol por dia, conforme indica Luiza Cesar, em matéria do dia 12 de maio de 2022, do site Casa Abril. Colocado isso, é hora de preparar o solo para o seu jardim de comer.

Uma terra rica em nutrientes com composto orgânico e bem fofinha é um prato cheio para a sua hortinha, enquanto a rega deverá ser feita todos os dias. Além disso, sempre que aparecer alguma erva daninha você deverá tirar, uma vez que elas costumam roubar o alimento das plantas.

Jardim de comer: saiba como fazer o seu - Reprodução Canva
Jardim de comer: saiba como fazer o seu – Reprodução Abril

Hortaliças mais fáceis de cultivar no jardim de comer

Algumas espécies são mais fáceis e rápidas de cultivar, principalmente para quem está iniciando seu jardim de comer. Entretanto você deve considerar as que mais gosta se o objetivo é consumir. Veja alguns exemplos.

Cebolinha

A cebolinha é uma das hortaliças mais fáceis de plantar. Utilizada como tempero para saladas e pratos quentes, suas folhas são indispensáveis na culinária. Além disso, a espécie pode ser cultivada em qualquer época do ano. 

Você poderá plantar a cebolinha no seu jardim de comer através das mudas ou sementes. A  diferença está no tempo que cada uma leva para produzir, sendo as mudas a maneira mais rápida. Dessa forma, basta aproveitar o caule branco das folhas que você compra no mercado e plantar no vaso ou em fileiras no canteiro.

Jardim de comer: saiba como fazer o seu - Reprodução Canva
Jardim de comer: saiba como fazer o seu – Reprodução Canva

Coentro no jardim de comer

O coentro por sua vez, é propagado pelas sementes. Basta semear em fileiras e cobrir com uma fina camada de terra vegetal. Aliás, é um dos temperos mais comuns e rápidos de colher. Em geral, quinze dias após o plantio as folhas já podem ser consumidas.

Alface

Considerada a rainha das saladas, a alface também é uma excelente opção para a sua horta. Cultivada a partir das sementes, ela precisa de um pouco mais de espaço, uma vez que se trata de uma hortaliça maior.

Além destes exemplos de temperos que você poderá plantar em seu jardim de comer, tem também o alho-poró, couve, brócolis, rúcula e pimenta. Entre tantas opções, você pode escolher as que mais te agrada.

Por fim, agora que você já tem informações importantes sobre o cultivo de hortaliças, que tal começar o seu jardim de comer? Contudo, você poderá acompanhar mais dicas aqui no blog Casa e Agro, afinal, quanto mais aprender, maior é a chance da sua horta prosperar.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More