Anúncio

Como cultivar mini rosas em vasos para ter uma explosão de flores

Mini rosas são bem fáceis de cultivar, não acredita? Tire suas dúvidas já!

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Montes Claros, 18 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- Hoje nós trouxemos uma ótima opção para quem adora roseiras mas acha que é difícil de cuidar. Em resumo, você vai aprender como cultivar mini rosas em vasos, e assim poder deixar o seu ambiente ainda mais charmoso. São dicas simples, porém, que vão garantir a saúde das suas plantinhas, para mantê-las sempre lindas e perfumadas. Acompanhe!

Continua depois da publicidade

Aprender como cultivar mini rosas em vasos pode ser muito satisfatório, principalmente para quem faz da jardinagem uma terapia. Outro ponto positivo é que você pode montar um lindo jardim colorido, sem precisar de muito espaço. Além disso, há muitas opções de cores para você escolher e montar a ornamentação do seu ambiente. Sendo assim, siga estas dicas sobre cuidados e manutenção.

Continua depois da publicidade

Como cultivar mini rosas em vasos

Como cultivar mini rosas em vasos-Foto Canva Pro
Como cultivar mini rosas em vasos-Foto Canva Pro

A qualidade do solo influencia diretamente no desenvolvimento e floração das mini rosas. Portanto, o substrato que vem nos vasos não é suficiente para garantir os nutrientes de que a planta necessita. Nesse sentido, procure fazer uma mistura com areia, esterco de gado, húmus de minhoca e terra vegetal. O uso de esterco de aves também é uma excelente alternativa!

Continua depois da publicidade

Qual é o melhor vaso para cultivar mini rosas?

Como cultivar mini rosas em vasos-Foto Canva Pro
Como cultivar mini rosas em vasos-Foto Canva Pro

Você até pode deixá-las no vaso que vêm da loja, mas saiba que ele não tem as dimensões ideais para que as raízes da planta possam se desenvolver por completo. Portanto, o transplante para um vaso adequado é totalmente recomendado. Entretanto, aconselhamos esperar cerca de 12 dias, isso é para que dê tempo da planta se adaptar ao novo ambiente.

Para fazer o transplante, consiga um vaso com 20 a 25 cm de profundidade e coloque argila expandida no fundo. Em seguida, adicione cerca de 3 cm de terra, retire a mini rosa do vaso antigo e coloque-a no centro do recipiente novo. Preencha as laterais com a terra preparada e faça uma rega para finalizar. Regue todos os dias pelos próximos 30 dias.

Onde colocar o vaso após o plantio?

Como cultivar mini rosas em vasos-Foto Canva Pro
Como cultivar mini rosas em vasos-Foto WikiHow

Tenha em mente que sem iluminação natural, as mini rosas não se desenvolvem bem. Aliás, de acordo com o site Wikihow, é fundamental que o vaso seja exposto ao sol, por algumas horas, todos os dias. Nesse sentido, vale deixá-lo próximo a uma janela, ou sacada.

A mini rosa precisa de poda constante?

Como cultivar mini rosas em vasos-Foto Canva Pro
Como cultivar mini rosas em vasos-Foto Canva Pro

Este tipo de planta não tem esta demanda, mas, você pode realizar uma poda parcial, isso é, retirar folhas, galhos e flores secas. Também há a possibilidade de fazer uma poda para dar forma a roseira pequena. No entanto, nos dois casos, realizei o procedimento entre os meses de julho e agosto.

Quando regar a mini rosa?

O excesso de umidade prejudica a floração da mini roseira e, portanto, faça a rega somente por necessidade. De modo geral, o Casa & Agro sugere fazer a irrigação de 2 a 3 vezes por semana.

Assim, para finalizar essas dicas de como cultivar mini rosas em vasos, recomendamos que você adicione um pouco de adubo orgânico, a cada 90 dias. Isso vai garantir flores duradouras, e com tonalidades intensas.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More