Anúncio

Como cultivar brinco-de-princesa: saiba tudo sobre essa linda planta florífera

Aprenda aqui sobre o cultivo da Fuchsia hybrida e tenha a flor embelezando o seu jardim

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, 29 de setembro de 2022, por Mayara Porto – A Fuchsia hybrida, conhecida popularmente como flor brinco-de-princesa, é uma planta hibrida obtida a partir de espécies sul-americanas de fúcsias. Pertencente a família das onagráceas, que abrange mais de 200 espécies diferentes de brinco-de-princesa, a Fuchsia hybrida é a flor símbolo do Rio Grande do Sul desde 1998. Quer aprender como planta-lá na sua casa? Continue a leitura!

Continua depois da publicidade

Dona de grande beleza e originalidade, o brinco-de-princesa apresenta flores pendentes, em formato de sino duplo, e existente em várias cores, como vermelha, branca, roxa e rosa. Uma curiosidade da espécie é que ela é comestível e pode ser utilizada como decoração em vários pratos. Visto isso, nós do blog Casa&Agro trouxemos dicas de como cultivar essa linda flor no seu jardim. Confira!

Continua depois da publicidade

Como cultivar brinco-de-princesa

Conhecimento nunca é demais, principalmente quando se trata de uma espécie ornamental tão bonita e apreciada. Aprenda conosco como cuidar melhor do seu brinco-de-princesa, para que essa linda planta herbácea floresça sempre vistosa em seu jardim de flores:

Continua depois da publicidade
Fuchsia hybrida (Reprodução Canva Pro)
Fuchsia hybrida (Reprodução Canva Pro)

Plantio 

A propagação dessa especie geralmente acontece por estaquia, mas também funciona por via seminal. Inicialmente, faça a separação de alguns ramos sem flores, no comprimento de aproximadamente 10 cm. Depois, plante esses ramos em um substrato rico e drenável para enraizar e gerar suas próprias mudas de Fuchsia hybrida.

Substrato e adubação

O substrato ideal para o cultivo de brinco-de-princesa deve ser fértil e bem drenado. Caso opte por plantar em vasos, faça uma camada drenante com argila expandida e manta bidim. Em seguida, adicione terra vegetal com adubo orgânico. Ademais, é necessário repetir mensalmente a adubação, que pode ser feita com torta de mamona, humos de minhoca, composto orgânico, entre outros.

Tenha em vista que, o vaso ou o canteiro precisa ser suspenso, ou alto para que as flores e folhas tenham espaço para penderem sem encostar no chão. As fuchsias compõem um grande grupo de herbáceas escandentes, que podem atingir de 2 m de altura, mas que geralmente não passa de 1 m em vasos. 

Fuchsia hybrida (Reprodução Canva Pro)
Fuchsia hybrida (Reprodução Canva Pro)

Tratos culturais

Para obter um bom desenvolvimento da planta, escolha um local bem iluminado em que ela receba pelo menos 4-6 horas de luz solar por dia. Segundo Bruna Cezario, em contribuição a revista Casa e Jardim, na data 27 de junho de 2021, embora essa seja uma flor que goste de luz solar, se adéqua melhor a temperaturas mais amenas, entre 12 °C e 24 °C. 

Imagem: Casa e Jardim
Imagem: Casa e Jardim

O ambiente  ideal de cultivo para a Fuchsia é em locais protegidos do sol da tarde, para ela aproveitar os raios mais amenos e a temperatura mais fresca da manhã. As regas devem ser diárias nos dias mais quentes e alternadas nos dias frios. Essa é uma espécie que costuma florescer o ano todo, mas fica mais florida principalmente nas estações da primavera e do verão. Agora que você aprendeu como cultivar o brinco de princesa, que tal pôr a mão na terra e começar?

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More