Anúncio

Passo a passo para cultivar pitaya no quintal de casa: aprenda a fazer isso corretamente

Siga essas dicas e tenha sucesso no cultivo dessa frutinha

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Nada melhor que ter um fruto à disposição em seu próprio lar, não é mesmo? Pensando nisso, o Casa e Agro, do site Tecno Noticias, nesta quinta-feira, 16 de dezembro, te ensina como cultivar pitaya no quintal de casa.

Continua depois da publicidade

A pitaya, além de ser um excelente incremento para sua dieta, por ser um alimento diferente e rico em minerais e em vitaminas, é um ótimo fruto para dar mais cor e vida ao seu jardim. Então, aprenda a cultivar pitaya no quintal e desfrute desses benefícios.

Continua depois da publicidade

Ademais, veja: Rosa Do Deserto: Como Cuidar Para Dar Flor; Sua Plantinha Vai Ter Lindas Flores Com Essas Dicas

Continua depois da publicidade
Passo a passo para cultivar pitaya no quintal de casa aprenda a fazer isso corretamente (Reprodução Canva)
Passo a passo para cultivar pitaya no quintal de casa aprenda a fazer isso corretamente (Reprodução Canva)

Etapas do cultivo da pitaya no quintal

O primeiro passo consiste na formação da muda da pitaya. Assim, necessita-se de um solo arenoso ou de uma terra própria para produção de mudas. Ambos podem ser encontrados em lojas agrícolas. Na sequência, espalhe as sementes lavadas da pitaya nesse substrato. Feito isso, a germinação deve ocorrer entre 8 a 12 dias após. Desse modo, durante esse período, deve-se regar esse solo todos os dias, tendo cuidado para não deixar o solo encharcado.

Pronta a germinação, agora a rega deve ser realizada na muda por 3 vezes na semana. Isso porque elas apodrecem com facilidade em solos muito umidificados. Por fim, após 5 meses, escolha as plantas mais saudáveis para fazer o plantio definitivo.

A próxima etapa é realizar o plantio permanente. Caso você não tenha um solo fértil, utilize adubos orgânicos para plantar a muda da pitaya. Escolhido o solo em um local que tenha boa iluminação solar, cave um buraco de aproximadamente 40cm para receber a muda da planta. No fundo desse espaço, jogue cascalho ou areia, a fim de facilitar o escoamento da água.

Em seguida, insira a muda da pitaya nesse buraco e preencha os espaços vazios com a terra, deixando uma parte da muda para o lado de fora. Feito isso, regue a planta todos os dias pela manhã até o brotamento, que deve ocorrer em cerca de 30 dias.

Depois disso, regue um dia sim e outro não, evitando encharcar o solo e, consequentemente, apodrecer as raízes. Por fim, os frutos da pitaya devem aparecer de 3 a 5 anos. Por isso, recomenda-se plantar mais de uma muda para garantir uma boa quantidade do fruto.

Veja, ainda: Chá De Folha De Amora: Um Remédio Natural Notável E Acima De Tudo Amigo Das Mulheres

Outras orientações sobre o cultivo da pitaya

O fruto da pitaya está vingando quando a planta começa a florescer. Dessa forma, quando os frutos começarem a aparecer, espere cerca de quatro semanas para que ele amadureça.

Assim como os morangos, as pitayas não continuam a amadurecer após a colheita. Sendo assim, certifique-se de que a fruta esteja completamente amadurecida antes da colheita. Ademais, esse fruto pode durar cerca de duas semanas, desde que se mantenha dentro de um recipiente frio com uma temperatura entre 7 – 10 °C.

De um modo geral, as pitayas não são propensas a pragas, mas quando os seus frutos começam a aparecer, será necessário proteger a planta de morcegos e aves, como passarinhos e jacus. Portanto, utilize sombrinhas para evitar que essas aves comam os frutos.

Se notar manchas nos caules e nas folhas da planta, isto pode ser um sinal de infecção, já que a pitaya é propensa a uma infecção bacteriana que faz o caule apodrecer. Logo, caso notar essas manchas, não se preocupe, na maioria dos casos, a planta irá combatê-las sozinha.

Por fim, uma das formas mais fáceis de matar um pé de pitaya é aguando em excesso. Então, em caso de dúvida, certifique-se de que o solo está muito molhado e pause a rega pelos dias seguintes.

Muito bom poder contar com uma fruta tão saborosa e bonita no seu próprio lar, não é? Por isso, agora que você já sabe cultivar pitaya no quintal de casa, siga as sentenças ensinadas acima e plante sua muda. Assim, daqui um tempinho, tenha esse fruto maravilhoso em suas mãos.

Portanto, veja: Conserva De Berinjela No Azeite: Aprenda A Fazer Essa Maravilha Em Casa

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More