Anúncio

Comigo-ninguém-pode: guia prático de cuidados e cultivo

Confira as melhores dicas para manter a planta bonita

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Belo Campo, 09 de fevereiro de 2023, por Lídia Meireles – Ela é popularmente chamada de comigo-ninguém-pode, porém, seu nome científico é Dieffenbachia. Assim como a maioria das folhagens, ela é especial, pois compõe a decoração de ambientes internos.

Continua depois da publicidade

A saber, isso é possível pois  se trata de uma espécie que prefere viver à sombra. Provavelmente você se lembra de encontrar um exemplar comigo-ninguém-pode na sala da vovó, não é mesmo? Pois bem, além da beleza, reza a lenda que ela afasta mau-olhado. A seguir, você verá como plantar e cuidar dessa planta maravilhosa.

Continua depois da publicidade
Comigo-ninguém-pode: guia prático de cuidados e cultivo - Reprodução Canva
Comigo-ninguém-pode: guia prático de cuidados e cultivo – Reprodução Canva

Como plantar comigo-ninguém-pode

Talvez você ainda não saiba, mas as mudas de comigo-ninguém-pode são propagadas a partir dos brotos que se formam através do caule. Portanto, sempre que podar a planta, coloque a estaquia em um copo com água.  Dessa forma, assim que aparecerem as raízes você poderá plantar.

Continua depois da publicidade

Para isso, prepare o substrato com uma medida de areia e outra de terra com matéria orgânica. Em seguida, escolha um vaso de sua preferência, coloque a terra e plante a muda no centro da vasilha. Então, regue bem o substrato, afinal, a planta precisará de umidade para fortalecer as raízes.

A comigo-ninguém-pode gosta de solo úmido, apesar disso, o ideal é colocar uma camada de seixos no fundo do vaso na hora de plantar. Esse cuidado vai permitir fazer a drenagem da água e evitar o apodrecimento da planta.

Comigo-ninguém-pode: guia prático de cuidados e cultivo - Reprodução Canva
Comigo-ninguém-pode: guia prático de cuidados e cultivo – Reprodução Canva

Luminosidade

Conforme sugere o site Terra, em matéria do dia 8 de julho de 2022, essa espécie precisa de luz indireta para manter a beleza da sua coloração. Sendo assim, você deverá mantê-la próximo da janela para aproveitar a claridade.

Reprodução Canva
Reprodução: Terra

Rega

Este é um ponto crucial, visto que o excesso poderá matar a sua planta. Porém, a maneira mais fácil de saber a hora certa de regar é tocando a terra com os dedos. Lembre-se que manter o solo úmido não é o mesmo que encharcar. Por isso, só molhe se sentir a terra seca. 

Porque a planta comigo-ninguém-pode tem esse nome

Com certeza você já ouviu por aí que a comigo-ninguém-pode é venenosa. Pois bem, isso é verdade. Inclusive, vem daí esse nome nada cordial. Infelizmente, a planta possui ráfides, uma substância altamente tóxica caso seja ingerida.

À parte isso, não existe nenhuma restrição que impeça o seu cultivo. Afinal, a planta é decorativa e, por sinal, uma verdadeira obra de arte. Sendo assim, você pode aproveitar as variações da espécie e montar sua coleção.

Enfim, agora que você já sabe como cultivar comigo-ninguém-pode, que tal aprender plantar outras espécies? Todos os dias, nós, do blog Casa e Agro, publicamos várias dicas de  plantio em horta e técnicas simples de jardinagem. Confira!

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More