Anúncio

Orquídea cymbidium: como cuidar da rainha das orquídeas em casa

Tudo o que você precisa saber para cultivar essa bela planta em sua casa

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 09 de fevereiro de 2023, por Raíly Fortunato – Orquídeas são plantas fascinantes, e a orquídea cymbidium é uma das mais belas e populares. : A cymbidium é um grande gênero, pertencente à família botânica das orquidáceas com folhas largas e longas. Além disso, as orquídeas cymbidium possuem uma ampla gama de cores, incluindo vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco, o que as torna perfeitas para serem usadas como adorno.

Continua depois da publicidade

Neste texto, você vai aprender tudo o que precisa saber para cultivar uma orquídea cymbidium com sucesso e transformá-la em um objeto de decoração elegante. Assim, continue nos acompanhando e aprenda desde a escolha do local para manter a florífera, até métodos de propagação.

Escolha do local

O primeiro passo para cultivar uma orquídea cymbidium é escolher o local adequado para mantê-la. A flor precisa de muita luz, mas sem ser exposta diretamente aos raios solares. O melhor é mantê-la em uma janela com luz indireta, em varandas ou sacadas onde haja sombra na maioria do tempo.

Orquídea cymbidium (reprodução Canva Pro)
Orquídea cymbidium (reprodução Canva Pro)

Irrigação

Em seguida, é importante cuidar da irrigação. Conforme Laura Raffs, em 26 de julho de 2022, em colaboração com o Casa e Jardim, essa plantinha não gosta muito de água. Embora ela não precise de muita água, é importante mantê-la úmida. Logo,é melhor regar a planta com moderação a cada semana, e evitar molhar as folhas para não causar manchas.

Imagem Casa e Jardim
Imagem Casa e Jardim

Escolha e preparo do vaso

O vaso também é importante na hora de cultivar uma orquídea cymbidium. Escolha um vaso de tamanho adequado, de no mínimo 3 litros, que permita o escoamento da água. Em seguida, coloque uma camada de pedras ou brita no fundo do vaso para drenar a água. E, por cima, finalize adicionando um pedaço de manta bidim.

Preparo do substrato e plantio em vasos

Em seguida, é hora de preparar o substrato. A orquidácea precisa de um substrato úmido e bem drenado. Assim, o Casa & Agro considera importante misturar areia, musgo e húmus para criar um substrato ideal para a planta.

Continua depois da publicidade

Após preparar o substrato, é hora de plantar sua orquídea. É importante colocar a planta no centro do vaso e preencher o espaço ao redor com o substrato. Ademais, certifique-se de que a raiz da planta esteja bem coberta e pressione o substrato para fixá-la no vaso.

Continua depois da publicidade
Orquídea cymbidium (reprodução Canva Pro)
Orquídea cymbidium (reprodução Canva Pro)

Adubação

Para que esse gênero prospere e floresça, é importante adubá-la regularmente. Use um fertilizante orgânico ou químico específico para orquídeas e siga as instruções de dosagem. Especificamente, faça a adubação sempre que observar a formação de brotos na planta, pois é sinal que a orquídea precisará de nutrientes para se desenvolver. Entretanto, cuidado com o excesso, que pode prejudicar a saúde da planta.

Propagação

Se você quiser ter mais de uma orquídea cymbidium, é fácil propagá-las. Portanto, corte uma haste da flor com raízes e plante-a em um novo vaso com o substrato preparado já indicado anteriormente. Em pouco tempo você terá uma nova planta florescendo.

Utilizando a orquídea cymbidium na decoração

Por fim, esse gênero é extremamente ornamental e pode ser usado como elemento de decoração. Ela é perfeita para decorar o quarto, sala de estar ou escritório, trazendo elegância para o ambiente. Além disso, pode ser usada em arranjos florais ou em jardins suspensos.

Para a primeira indicação, basta cortar as hastes de flores e combiná-las com outras plantas e flores para criar um belo arranjo que trará cor e vida para a sua casa. Por outro lado, se você tem um jardim de inverno ou varanda, por que não criar um jardim suspensos com essa linda flor? Além de ser uma opção charmosa, é outra forma de exibir as suas orquídeas, principalmente para quem mora em apartamentos.

Orquídea cymbidium (reprodução Canva Pro)
Orquídea cymbidium (reprodução Canva Pro)

Por fim, como você pode ver, cultivar uma orquídea cymbidium é fácil e gratificante. Com um pouco de cuidado e dedicação, você pode ter uma planta bela e saudável em casa.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More