Anúncio

Adubo Bokashi: veja como fazer e conheça mais sobre esse composto orgânico que vai salvar suas plantas

Veja como ter um excelente adubo para fornecer muitos nutrientes ao solo

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Delfim Moreira, 12 de setembro de 2022, por Isabela Sousa – O adubo Bokashi é um composto orgânico muito bom para ajudar as plantas em seu crescimento. Excelente opção para bonsai e orquídeas, esse adubo japonês costuma ser muito procurado. Entretanto, é possível fazê-lo em casa e nós vamos ensinar como.

Continua depois da publicidade

Então, se está em busca de uma opção orgânica que sirva para ajudar suas plantas crescerem fortes e saudáveis, conheça mais sobre o adubo Bokashi e aprenda o passo a passo para produzir o seu próprio para fertilizar seu jardim. Veja como é simples.

Continua depois da publicidade

Como se faz o adubo Bokashi?

Esse adubo se trata de um composto orgânico feito pela fermentação de ingredientes orgânicos que podem ter origem animal ou vegetal. Esse tipo de adubo é ótimo para ajudar o solo adquirir mais ingredientes, melhorando sua qualidade e ainda evitar o uso de produtos químicos.

Continua depois da publicidade

O adubo Bokashi é considerado uma opção muito vantajosa para fornecer uma série de nutrientes para à terra. Além disso, também atua produzindo micro-organismo que garante vida para minhocas que também ajuda na fertilização do solo.

Seu preparo pode variar conforme a necessidade da terra, então, pode ser adaptado para suprir a escassez de vitamina para diferente solos, podendo ser preparado com farelo de trigo, farinha de ossos, torta de mamona, soja, farinha de peixes e muitos outros. Veja como fazer.

Preparando o composto orgânico

Adubo Bokashi; veja como fazer e conheça mais sobre esse composto orgânico que vai salvar suas plantas - Fonte: canva
Adubo Bokashi; veja como fazer e conheça mais sobre esse composto orgânico que vai salvar suas plantas – Fonte: canva

Separe esses materiais:

  • 3 kg de farelo de trigo;
  • 2 kg de farinha de osso;
  • 1 litro de água corrente e sem aditivos;
  • ½ copo de inoculante;
  • ½ copo de melaço.

Passo a passo

  • Para iniciar o preparo do adubo primeiro é necessário escolher um espaço limpo, de preferência forrado para espalhar o farelo de trigo;
  • Em seguida, misture a farinha de osso junto com o farelo;
  • Agora é importante passar essa mistura para um balde;
  • O inoculante é o fermento para preparar a mistura e deve ser misturado junto com a água antes de ir com os demais itens;
  • Depois de misturar os dois, adicione o melaço e mexa mais um pouco;
  • Agora é só espalhar o líquido aos poucos com o farelo;
  • O passo seguinte é tampar bem o balde, nesse caso na falta de tampa, tente vedar bem com plástico filme, faça camadas para não rasgar o plástico;
  • Por fim, é só aguardar um período de 20 dias para a fermentação acontecer e depois é só usar no solo.

Quanto tempo o Bokashi faz efeito?

O principal objetivo do Bokashi é melhorar a qualidade do solo fornecendo nutrientes para as plantas crescerem mais rápido. Após sua aplicação ele já começa agir e seu processo é progressivo, podendo durar até 3 meses.

Segundo uma matéria feita por Silvia Montico no site UOL em 31 de julho de 2021, o Bokashi é a opção de adubo orgânico mais completa, pois além dos nutrientes também fornece micronutrientes à terra.

Adubo Bokashi; veja como fazer e conheça mais sobre esse composto orgânico que vai salvar suas plantas
Adubo Bokashi; veja como fazer e conheça mais sobre esse composto orgânico que vai salvar suas plantas

Para finalizar, vale considerar que mesmo que o adubo Bokashi seja muito bom para à terra, não dá para exagerar na adubação. Para saber mais quando adubar e outras dicas de jardinagem confiras outras matérias sobre o assunto no blog Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More