Anúncio

Deixar o feijão de molho ou não? Entenda o porquê dessa prática e veja se ela se faz necessária

Veja o porquê é necessário deixar o feijão de molho e quais são os benefícios que isso pode te trazer

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Salvador, 29 de setembro de 2022, por Pérola Vollono Barbosa – Todo mundo gosta daquele feijão fresco e saboroso, mas depois de o comermos, pode ocorrer alguns malefícios para o nosso corpo. Viemos te explicar o motivo pelo qual isso ocorre e o porquê de deixar o feijão de molho ser tão importante na hora de fazê-lo.

Continua depois da publicidade

Contendo vitaminas do complexo B, proteínas, carboidratos, fibras e outras substâncias importantes, (como cálcio e ferro), o feijão é indispensável no cardápio brasileiro, mesmo precisando deixar o feijão de molho. Além disso, quando acompanhado do arroz, ele fornece todos os aminoácidos essenciais que o organismo precisa durante o dia.

Continua depois da publicidade
Feijão Tropeiro (Reprodução: Canva)
Feijão Tropeiro (Reprodução: Canva)

Deixar o feijão de molho (remolho)

Desde que o gás de cozinha vem se tornando casa vez mais caro e menos acessível, muitas pessoas estão em busca de produzir seus alimentos de forma mais econômica. Deixar o feijão de molho ou como alguns chamam, remolho, é um processo que ocorre para a retirada de alguns agentes encontrados no grão que podem fazer mal ao nosso estômago.

Continua depois da publicidade

Além de eliminar alguns agentes que podem interferir na nossa ingestão de nutrientes, dessa forma, também ajuda a diminuir o tempo de cozimento, aparência, textura, sabor e um caldo mais grosso. Claro, esse também é o momento perfeito para retirar aqueles grãos que boiam, já que geralmente têm buraquinhos de moradores ou ex-moradores indesejados.

Variedade de feijões (Reprodução: Canva)
Variedade de feijões (Reprodução: Canva)

Como ocorre essa reação  

De acordo com Bruna Berti, em sua colaboração para o site Band Receitas (UOL), no dia 14 de novembro de 2021, a falta do remolho pode ocasionar em enjoos, dores intensas, distensão abdominal. Além disso, pode ocasionar diversos problemas gastrointestinais. 

Band Receitas (Reprodução: UOL)
Band Receitas (Reprodução: UOL)

O tempo indicado para o remolho são de 8h a 12h, indo também de 48h a 72h de acordo com alguns tipos de feijão. É importante deixar o feijão de molho, pois o mesmo tem fibras não digestíveis que, quando vão para o intestino, são fermentadas e geram gases. Além das fibras, temos os fitatos. Eles são agentes anti-nutritivos (que dão aquela sensação de indigestão) e que também prejudicam a absorção do ferro presente no feijão. 

Benefícios de deixar o feijão de molho

Ao deixar o feijão de molho, aumentamos a absorção de proteínas e minerais, ajuda a evitar gases, deixa sua digestão mais fácil, diminui o tempo de cozimento, melhora a textura, a aparência, o sabor e a consistência. Por isso, é importante e recomendado se fazer o remolho.

Como fazer o remolho

Feijões (Reprodução: Canva)
Feijões (Reprodução: Canva)

Tradicional

A primeira etapa é lavar os feijões em água corrente duas vezes. Em seguida, colocar em um recipiente com água e deixar o pote com um dedo de abertura. O tempo de molho varia de acordo com a quantidade e o tipo de feijão. Dentro desse tempo estabelecido, a água deve ser trocada pelo menos duas vezes. Após o tempo de remolho, descartar a água e lavar os feijões em água corrente duas vezes seguidas. E ele estará pronto para o cozimento.

Moderno

Para o método moderno, lave os feijões em água corrente. Em seguida, em um recipiente coberto, adicione o feijão e água até cobrir completamente os feijões. Adicione na água um suco de meio limão ou uma colher de sopa de vinagre de maçã. Deixar metade do tempo estabelecido para o método tradicional. Trocar a água do vinagre ou limão depois de 4h, lavar os feijões e substituir por água limpa por mais 2h. Descartar a água do remolho e lavar os feijões em água corrente o tanto de vezes que achar necessário.

De 1 hora

Semelhante aos outros, a primeira etapa é a lavagem com água corrente. Depois, colocar os feijões em uma panela de pressão. Encher a panela de água de modo a cobrir três dedos a mais que a linha do feijão. Ligar o fogo. Retirar os grãos que estão boiando. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e feche a panela, deixando por 1h. Descarte a água da panela e, em seguida, lave e escorra os feijões duas vezes.

Rápido

Para o método rápido, lave os feijões em água corrente. Depois, coloque os feijões em uma panela de pressão. Encha a panela de água de modo a cobrir três dedos a mais que a linha do feijão. Retire os grãos que estão boiando. Ligue o fogo. Espere ferver, ainda com o fogo ligado, comece a retirar toda a espuma que se formar na superfície da água. Após retirar toda a espuma, tempere seu feijão, feche a panela e espere ficar pronto.

Deixar o feijão de molho, como já apontado em pesquisas, é uma forma de melhorar o nosso sistema digestivo e a nossa ingestão de nutrientes, além de prevenir ocorrências de doenças e sintomas causados pela má preparação. Para entender mais assuntos relacionados ao dia a dia, casa, jardim, entre outras novidades e dicas, acesse o site da Casa & Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More