Anúncio

4 plantas não tóxicas para pets que podem ser utilizadas dentro de casa ou no jardim

Não deixe de trazer mais verde para o seu lar com plantas seguras para os animais

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 16 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – Você tem um bichinho de estimação em casa e também cultiva plantas? Se este for o caso, é comum observar que as mais diferentes vegetações costumam gerar curiosidade por parte de gatos e cachorros, por exemplo. Contudo, é necessário ter atenção! Algumas espécies não são seguras para os animais. Para fugir do perigo e protegê-los, já pensou em investir em plantas não tóxicas para pets?

Continua depois da publicidade

Antes de mais nada, vale salientar que é possível ter qualquer variedade de planta em casa, contanto que se mantenha o cuidado constante em afastar espécies venenosas dos bichinhos. Afinal, além do contato, eles podem consumir folhas, flores e frutos, causando um episódio de intoxicação. Para evitar riscos e ganhar praticidade no manejo das plantinhas, confira, a seguir, 4 opções de plantas não tóxicas para pets e desfrute da interação segura entre os animais e a natureza.

Continua depois da publicidade
Plantas não tóxicas para pets (Reprodução Canva)
Plantas não tóxicas para pets (Reprodução Canva)

Como identificar plantas venenosas

Plantas tóxicas para animais também costumam ser tóxicas para os humanos. De acordo com Giovanna Oliveira em matéria para a revista Casa Vogue, em 12 de fevereiro de 2021, se durante o manejo da vegetação você nota algum tipo de irritação na pele, como coceira ou vermelhidão, é muito provável que a espécie em questão seja venenosa para os bichinhos. Ademais, plantas que possuem látex, um líquido semelhante a leite, também costumam ser tóxicas.

Continua depois da publicidade

Dentre as espécies que você deve ter cuidado estão antúrio, zamioculca, filodendro e comigo-ninguém-pode. Além disso, lírios de folhas coloridas são extremamente tóxicos para gatos. Para aqueles que possuem crianças em casa, também é interessante investir em espécies seguras.

Imagem Casa Vogue
Imagem Casa Vogue

Plantas não tóxicas para pets

Ainda que muitas espécies sejam perigosas para os bichinhos, muitas outras variedades não trazem nenhum risco à saúde deles. Desse modo, você não precisa deixar de cultivar algumas plantinhas, seja em casa ou no jardim. Outrossim, muitas delas vêm com um bônus: são fáceis de plantar e não precisam de altas manutenções. A seguir, o blog Casa&Agro te mostra 4 alternativas perfeitas para o convívio com os pets.

Peperômia

As variedades de peperômia possuem um cultivo descomplicado e são amigas dos animais. Suas folhagens possuem diferentes estampas, capazes de trazer mais charme para qualquer ambiente. Versáteis, elas também podem ser cultivadas em vasos e ganham destaque como planta pendente. Ademais, as espécies gostam de locais com luz natural difusa e boa ventilação e não precisam de regas frequentes para sobreviver.

Peperômia (Reprodução Canva)
Peperômia (Reprodução Canva)

Amor-perfeito

A amor-perfeito engloba o grupo das espécies comestíveis, plantas não tóxicas para pets. As flores possuem pétalas coloridas que vão carregar mais vida e beleza para a sua casa ou jardim. Essa planta também é perfeita para ambientes internos, visto você pode mantê-la em um regime de meia-sombra. Os bichinhos conseguem consumi-la e os humanos vão aproveitá-la em diversos pratos.

Amor-perfeito (Reprodução Canva)
Amor-perfeito (Reprodução Canva)

Bromélia

Também ideal para ambientes internos, a família das bromélias não possui níveis de toxicidade perigosos para os bichinhos. As espécies são fáceis de cuidar e só precisam de um ambiente com boa ventilação, no qual as plantas vão absorver os raios solares de forma indireta, como próximo a uma janela. Por fim, com uma estética tropical, elas vão decorar sua casa com cores e estampas.

Bromélias (Reprodução Canva)
Bromélias (Reprodução Canva)

Ervas aromáticas

Sabe aquelas plantinhas comuns em qualquer horta de temperos? As ervas aromáticas como salsa alecrim, tomilho, manjericão e coentro são tão seguras para os humanos quanto são para os animais. Ou seja, representam uma ótima opção para os pets e para quem cultiva, que terão folhas frescas a sua disposição. Essas espécies gostam de luz solar direta e abundante, ideias para a varanda ou quintal.

Ervas aromáticas (Reprodução Canva)
Ervas aromáticas (Reprodução Canva)

Outras opções de plantas não tóxicas para pets são samambaia, lavanda, a família das marantas, orquídea, palmeira, violeta-africana, outras flores comestíveis e muito mais. Cuidar de animais de estimação e de plantas são tarefas gratificantes e nada melhor do que uni-las com segurança.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More