Anúncio

4 passos simples para cultivar a planta onze-horas

Quer ver a sua onze-horas explodir de flores? Veja estas super dicas infalíveis.

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Montes Claros, 17 de fevereiro de 2023, por Diego Rodrigues- Se você é um apaixonado por flores pequenas e super coloridas, com certeza vai adorar a matéria de hoje. Pois a partir de agora vamos ensinar como cultivar a planta onze-horas, uma flor exótica, perfeita para ornamentar salas e espaços gourmets. Portanto, fique aqui e veja porque esta planta é capaz de mudar a estética de um ambiente em poucos minutos.

Continua depois da publicidade

O nome científico da flor onze-horas é Portulaca grandiflora, contudo, o seu apelido tem uma explicação lógica. É que a planta contém um mecanismo fotossensível, que capta os períodos de maior incidência de luz solar. Desse modo, nas horas mais quentes do dia ela abre seus botões, deixando qualquer jardim, ou espaço com um aspecto aconchegante.

Continua depois da publicidade

Como cultivar a planta onze-horas

Onze-horas- Foto Canva Pro
Onze-horas- Foto Canva Pro

A planta onze-horas é na verdade uma suculenta. Aliás, é uma das que mais produzem flores. Um fato curioso é que, há poucos anos, só era possível encontrar duas espécies dessa planta, a roxa e a rosa. Contudo, através da manipulação e cruzamento entre os gêneros, hoje há uma gama de cores disponíveis no mercado. Sendo assim, veja como proceder, após adquirir a sua:

Continua depois da publicidade

Passo 1: O ambiente ideal para a onze-horas

A onze-horas adora o sol pleno, na verdade, ela necessita de muita luminosidade e calor para se desenvolver. No entanto, há como deixá-la em local de meia-sombra, desde que receba, no mínimo, 6 horas de sol, por dia. De acordo com um artigo publicado por Rosana Ferreira, no site Revista Casa e Jardim, em 15 de janeiro de 2021, o ápice da floração é entre a primavera e o verão.

Onze-horas- Foto Canva Pro
Onze-horas- Foto Casa e Jardim

Passo 2: Qual é o melhor solo

Onze-horas- Foto Canva Pro
Onze-horas- Foto Canva Pro

A terra não pode ser compactada ou argilosa, pois isso dificulta o desenvolvimento das raízes da planta. Nesse sentido, o Casa & Agro recomenda fazer uma mistura com 50% de terra para floreiras e 50% de areia. Isso torna o solo drenável e leve. A onze-horas não é exigente quanto a adubação, mas você pode adicionar húmus de minhoca à terra, a cada 3 meses.

Passo 3: Identificando o melhor vaso

Embora seja mais utilizada na ornamentação de passarelas, canteiros e jardins planejados, a grandiflora se adapta muito bem ao cultivo em vaso. Desse modo, basta adquirir um que tenha a boca larga e cerca de 25 cm de profundidade. Por fim, não plante mais que um pé por vaso, nem misture a onze-horas com outras plantas, pois suas raízes irão sufocar os outros vegetais.

4. Quando regar a flor onze-horas

Onze-horas- Foto Canva Pro
Onze-horas- Foto Canva Pro

Por se tratar de uma suculenta, a rega é um dos passos mais importantes dessas dicas de como cultivar a planta onze-horas. Portanto, se você acabou de plantar o vegetal, faça a irrigação diária, molhando apenas o substrato, (evite borrifar água nas flores). Por último, após 30 dias, aumente o intervalo entre as regas para 2 ou 3 vezes, na semana.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More