Anúncio

Saiba como fazer fermento caseiro e descubra as suas vantagens

Aprenda como produzir seu próprio fermento em casa

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


São Paulo, 26 de setembro de 2022, por Camila Adário – O processo de produção de fermento caseiro em casa é muito benéfico, uma vez que você pode usá-lo em suas receitas de pães, bolos e tortas. Por ser um fermento natural, ele é mais saudável, já que não leva conservantes em sua composição. Por isso, recomenda-se a substituição dos fermentos industrializados pelos naturais.

Continua depois da publicidade

Você pode achar receitas na internet de fermento caseiro por muitos nomes: fermento natural, fermento criado ou levain. Dessa maneira, não importa a nomenclatura, a função é a mesma: fazer as suas receitas crescerem e ficarem aeradas e levinhas. Portanto, se você quer aprender a como produzir o próprio produto de modo fácil e só conferir a matéria que o blog Agro e Casa preparou para você.

Continua depois da publicidade
Saiba como fazer fermento caseiro e descubra as suas vantagens- Fonte: Pexels
Saiba como fazer fermento caseiro e descubra as suas vantagens- Fonte: Pexels

Como fazer fermento caseiro

O fermento é uma cultura de micro-organismos adicionados a um lactobacilo que proporciona o crescimento das massas por uma reação química que gera Co2 trazendo leveza para a massa. Nesse contexto, é possível a produção do fermento natural em sua casa, com ingredientes de fácil acesso, que pode ser utilizado em qualquer receita. Portanto, aprenda agora a receita de como preparar esse item de forma facilitada.

Continua depois da publicidade

Ingredientes 

Você vai ver que os ingredientes necessários são poucos e estão presentes na despensa de todo mundo. Essa é a lista que você deve ter em mãos antes do início do preparo:

  • 100 ml de água filtrada;
  • 100 gramas de farinha de trigo tipo 1.

Modo de preparo do fermento caseiro

Para o preparo dessa receita, você deve, de início, adicionar 2 colheres de sopa de água (20 gramas) e 3 colheres de sopa de farinha de trigo tipo 1 (20 gramas) em uma tigela de vidro lavada e bem seca. Após isso, misture os dois ingredientes por cerca de 5 minutos, até obter uma consistência homogênea.

Em seguida, cubra a vasilha com um pano de tecido limpo e deixe-a descansar por 24 horas. Vale lembrar que esse descanso deve ser feito em um local em que não esteja batendo sol direto e bem ventilado. O ideal é que a temperatura ambiente esteja em torno dos 25° a 30° graus Celsius, pois o frio pode retardar o processo de fermentação.

Passadas as 24 horas de descanso, descubra a tigela e adicione mais duas colheres de água em temperatura ambiente e três colheres de farinha de trigo. Misture bem todos os ingredientes, cubra novamente com o pano e deixe descansar por mais um dia inteiro. Nessa etapa, você deve repetir todo o processo por mais 4 ou 5 dias, sempre acrescentando as mesmas medidas de água e de farinha e deixando o tempo de 24 horas de descanso.

Observe, ao longo dos dias, se a sua mistura criou bolhas, pois quando isso ocorrer, é sinal que seu fermento caseiro está pronto. Então, é só tampar bem a sua tigela e levá-la para a geladeira. Se bem armazenado, ele dura 10 dias e pode ser usado em receitas variadas.

Vantagens do fermento caseiro

De acordo com o site Uol, em 02 de fevereiro de 2021, por  Danilo Dainezi, o fermento natural garante mais propriedades nutricionais para suas receitas, deixando-as mais suculentas e macias. Além disso, ele baixa o índice glicêmico e aumenta a capacidade de digestão.

Saiba como fazer fermento caseiro e descubra as suas vantagens- Fonte: Pexels
Saiba como fazer fermento caseiro e descubra as suas vantagens- Fonte: Pexels
Agora que você já sabe como produzir fermento caseiro, não deixe para depois e inicie esse processo em sua casa. Dessa forma, você poderá usufruir dos benefícios aqui citados e deixar suas massas mais gostosas. Se gostou dessa matéria, lembre-se de compartilhar com amigos e familiares.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More