Anúncio

Qual parte do papel alumínio fica para dentro: aprenda de uma vez por todas a usar esse material

Tire de uma vez por todas a dúvida sobre o lado certo do papel alumínio a se utilizar nas receitas

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Montes Claros, 09 de abril de 2022, por Élia Meireles – Embora seja uma presença constante na cozinha, muita gente tem dúvida sobre qual parte do papel alumínio fica para dentro. Inclusive, há muitas discussões sobre o assunto envolvendo questões químicas, físicas ou palpites baseados na experiência.

Continua depois da publicidade

Seja qual for o embasamento, a verdade é que todos querem uma resposta segura sobre qual parte do papel alumínio fica para dentro. Essa simples decisão na hora da confecção da receita pode potencializar o resultado, embora não seja uma questão suficiente para estragar o seu projeto gastronômico. Isso mesmo, caso você troque os lados, não terá estragado tudo. E isso já é uma excelente notícia.

Continua depois da publicidade

Leia também: Como plantar orquídeas na madeira: imite a natureza e deixe seu jardim ainda mais lindo

Continua depois da publicidade

Descubra qual parte do alumínio fica para dentro

A verdade é que a resposta é diferente a depender da sua intenção com a receita culinária. E, aqui no Casa & Agro você entenderá o porquê. Afinal, por causa do material, descobrir qual parte do papel alumínio fica para dentro é uma questão de potencializar o cozimento e afastar os grudes.

Qual parte do papel alumínio fica para dentro - Reprodução Canva
Qual parte do papel alumínio fica para dentro – Reprodução Canva

Cozidos e assados

Quando se trata de alimentos a serem cozidos e assados, o lado ideal do papel alumínio para ficar do lado de dentro é o brilhante. Isso porque, além do brilho, ele também é mais liso. Dessa forma, os alimentos não vão grudar no papel, de modo a não interferir na textura final. Ademais, o lado brilhante reflete o calor, de forma a preservar o calor do alimento e apressar o processo de cozimento.

Saiba mais: Já ouviu falar em chá de orégano com limão? Saiba mais sobre essa saborosa e ótima bebida para organismo

Congelados

Agora, se a intenção é congelar o alimento ou mantê-los na temperatura ambiente, a utilização deve ser contrário. Assim, essa é a melhor solução para sobremesas, por exemplo. Nesse caso, a melhor maneira de utilizar o papel alumínio é com o lado fosco para dentro e o lado brilhante para fora.

Ao adotar essa estratégia de qual lado do papel alumínio fica para dentro nos frios, você terá muito mais sucesso. Aqui a explicação é a mesma, a respeito da reflexão do calor. Com o lado brilhante para fora o calor é refletido, o que faz com que a temperatura interna seja melhor mantida.

Você também vai gostar de saber: Como cultivar cravo-da-Índia

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More