Anúncio

Molho de tomate caseiro: veja como é super fácil de fazer

Nada melhor que um molho de tomate caseiro para deixar os pratos ainda mais deliciosos

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 08 de setembro de 2022, por Jamilli Alves – Não importa o tipo de pasta, o molho de tomate é sempre um molho delicioso. Isso porque ele traz o dulçor e a acidez de uma forma muito equilibrada, o que deixa qualquer receita muito mais saborosa.

Continua depois da publicidade

Para quem é fã, aprender a fazer um molho de tomate caseiro pode ser a melhor opção. Além de economizar no supermercado, ainda dá para construir um molho ainda mais delicioso para ir com as suas carnes, pastas e, até, bebidas.

Continua depois da publicidade

Receita de molho de tomate caseiro fácil

Muita gente costuma achar as receitas desse molho muito complexas e difíceis de executar. Por isso, preferem comprar pronto no supermercado. Mas, essa receita aqui é muito simples e traz uma opção tradicional desse molho. Ou seja, não levará muitos temperos, para que o uso seja mais amplo.

Continua depois da publicidade

Ingredientes

Essa receita de molho de tomate não levará nenhum ingrediente complexo ou elaborado. Assim, dá para fazer sem gastar muito, de forma muito mais prática e bem tradicional. Então, veja o que você precisará para esse preparo:

  • 1 kg de tomates maduros;
  • 1/2 cenoura;
  • 95 ml de água fervida (ou 1/2 copo americano).

Com esses três ingredientes você preparará um molho caseiro muito saboroso e com acidez bem equilibrada. Portanto, veja agora, o passo a passo dessa receita.

Molho de tomate caseiro: veja como é super fácil de fazer - Foto: Pixabay
Molho de tomate caseiro: veja como é super fácil de fazer – Foto: Pixabay

Modo de preparo

O modo de preparo é tão simples quanto os ingredientes da receita. Então, para começar, você deve higienizar muito bem os seus tomates com água corrente. Após, deixe-os de molho por cerca de 15 a 25 minutos em uma solução de um litro de água e uma colher de hipoclorito de sódio.

Depois da higienização, pegue os seus tomates e ferva por cerca de 5 minutos. Em seguida, escorra os seus frutos e espere que esfriem. Logo após, junte os tomates e a água, batendo no liquidificador por cerca de 2 minutos.

Pegue o seu líquido e coloque em uma panela para levar ao fogo. Mas, antes de levar ao fogo para apurar e reduzir, descasque e lave a sua cenoura. Em seguida, corte-a em quatro partes e coloque dentro do seu molho de tomate.

Agora é só levar ao fogo baixo e esperar até que o seu molho fique mais grosso. Por fim, quando chegar na consistência ideal, desligue o fogo, retire os pedaços de cenoura e guarde em uma vasilha com boa vedação. Enfim, é só usar nas suas receitas.

Molho de tomate caseiro: veja como é super fácil de fazer - Foto: Pixabay
Molho de tomate caseiro: veja como é super fácil de fazer – Foto: Pixabay

Dicas para deixar o molho de tomate mais gostoso

Para deixar o seu molho de tomate ainda mais gostoso, você pode juntar alguns condimentos. Por exemplo, alho, sal, azeite, pimenta, salsa ou coentro, sálvia, dentre outros da sua preferência. Mas, agregue à receita na hora que você levar os tomates para o liquidificador.

Caso prefira deixar o sabor mais apurado dos temperos, você pode refogá-los no azeite antes de agregar eles ao seu molho. Assim, o seu molho de tomate ficará com mais sabor e perfume.

Como usar o molho de tomate caseiro?

Você pode usar esse molho em muitas receitas, desde preparos de pratos quentes, até para fazer sucos e bebidas. Então, basta que você pegue a quantidade que achar adequada para a sua receita.

Qual é a validade dessa receita?

Esse molho de tomate pode ter diferentes tempos de validade, e dependerá da forma que você acondicionar o seu preparo. Entretanto, mantenha a receita sempre refrigerada, jamais a deixando em temperatura ambiente.

Caso você guarde o molho em um freezer, ou seja, a menos de -18º, ele durará três meses. Mas, se deixar dentro do congelador da geladeira convencional, a validade será de 30 dias. Já dentro da geladeira normal, a duração é de apenas cinco dias.

Agora que você já sabe como preparar um bom molho de tomate caseiro, faça hoje mesmo e deixe seus pratos ainda mais deliciosos. Mas, não esqueça de compartilhar essas dicas e veja muitas outras aqui no Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More