Anúncio

Limão na faxina: veja como usar essa fruta cítrica na limpeza de casa

Para quem costuma fazer faxina pesada, o limão tem uma serventia que muitas pessoas nem desconfiam

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Colatina, 31 de agosto de 2022, por Jamilli Alves – O limão é bem famoso mundo afora e todos têm uma receita deliciosa para fazer com essa fruta. Mas, a sua utilidade ultrapassa a barreira da cozinha e chega a lugares incomuns como banheiros e lavanderias.

Continua depois da publicidade

Para quem costuma fazer faxina pesada, o limão tem uma serventia que diversas pessoas nem desconfiam. Isso porque ele serve para contribuir  para uma limpeza bem mais eficaz e substitui alguns produtos químicos, como a água sanitária e o desinfetante.

Continua depois da publicidade

Benefícios do limão

O limão é rico em vitamina C, ajuda na digestão e na imunidade, além de muitas outras coisas, segundo confirma a matéria de Samantha Cerquetani, de 6 de abril de 2020, para o site UOL. Assim, ainda segundo a matéria, essa fruta pode auxiliar a:

Continua depois da publicidade
  • Reduzir o risco de derrames e doenças do coração;
  • Elevar a absorção do ferro pelo nosso corpo;
  • Estimular a síntese do colágeno na pele.

São muitos os benefícios dessa fruta e, por isso, as pessoas já a agregaram no cardápio do dia a dia. Apesar do seu sabor azedo, é possível ingeri-lo por meio de sucos, molhos, geleias e muitas outras receitas.

Por que essa fruta ajuda na faxina?

Ele ajuda na faxina exatamente por ser cítrico, pois essa qualidade o torna um produto capaz de corroer as sujeiras mais pesadas. Mas, ao contrário dos produtos químicos com a capacidade corrosiva, como o cloro, essa fruta é bem menos nociva para a sua saúde.

Limão na faxina: veja como usar essa fruta cítrica na limpeza de casa - Foto: Pixabay
Limão na faxina: veja como usar essa fruta cítrica na limpeza de casa – Foto: Pixabay

Onde usar o limão na faxina da casa?

Dá para usar o limão do chão ao teto, sem problema algum. Isso porque o seu uso não traz nenhuma restrição a um local específico. Assim, é possível utilizar essa fruta em muitas etapas da limpeza. Veja:

  • Limpar o chão;
  • Tirar manchas de superfícies;
  • Limpar os vidros;
  • Combater os maus odores;
  • Quarar as roupas;
  • Matar as bactérias.

Para quem lava a roupa e não consegue se livrar das manchas mais difíceis, essa fruta pode ser a solução, já que ele auxiliará na remoção da mancha sem prejudicar o tecido. Além disso, toda a sua acidez faz com que ela seja uma eficaz bactericida, tão boa quanto o desinfetante convencional.

O bom mesmo é que, além de o limão ajudar em toda a limpeza da casa, ele ainda deixa um perfume fresco no ambiente. Sem contar que acaba com os maus odores dos cômodos, utensílios e eletrodomésticos com mais facilidade que os melhores detergentes e soluções odorizantes.

Como usar a fruta na hora da faxina?

Para retirar manchas que se fixaram em superfícies de madeira, tipo mesas e armários, passe a fruta junto com sal sobre a área e espere por cerca de 24h. Mas, para a limpeza do chão, você pode diluir 8 colheres de suco de limão a cada um litro de água e usar essa mistura para lavar ou passar um pano.

Já para quarar as suas roupas com manchas, em uma bacia, misture 4 colheres de sumo de limão, com 500ml de água e um sabão em pó neutro. Em seguida, lave a peça de forma manual e, depois, coloque dentro da bacia. Após, deixe o recipiente no sol e aguarde por cerca de 2 horas.

O uso do limão, em todas as receitas, ajuda a retirar os maus odores mais resistentes. Entretanto, para aqueles cheiros mais persistente que costumam ficar em vasilhas plásticas, micro-ondas e geladeiras, o uso deve ser sem diluição. Assim, passe o limão in natura, ou use o seu sumo sem aditivos.

Limão na faxina: veja como usar essa fruta cítrica na limpeza de casa - Foto: Pixabay
Limão na faxina: veja como usar essa fruta cítrica na limpeza de casa – Foto: Pixabay

Cuidados ao usar o limão na faxina

O limão é uma fruta maravilhosa, contribui tanto para a boa saúde quanto para os cuidados domésticos do dia a dia. Mas, o seu uso de forma incorreta e sem os devidos cuidados pode trazer alguns prejuízos. Por isso, a dica é:

  • Sempre use luvas;
  • Caso a mistura entre em contato com a pele, lave imediatamente;
  • Jamais exponha a área da pele que entrou em contato com o limão ao sol.

A limão possui uma alta acidez e, ao contato com o sol, ele pode causar queimaduras na pele. Além disso, o contato direto por muito tempo pode lacerar a cútis. Então, não deixe de adotar os cuidados necessários, para que essa fruta te dê apenas os seus benefícios.

Agora que você já sabe como usar o limão para fazer aquela faxina pesada, conta aqui nos comentários como você costuma usar. Mas, não deixe de compartilhar essa matéria com os amigos e ver outras dicas aqui no Casa e Agro.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More