Anúncio

Verdades e mitos sobre o chá de amora; conheça os reais benefícios e como fazer a bebida

Descubra como esse chá pode ajudar você a se libertar da compulsão alimentar

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Jarinu, 28 de agosto de 2022, por Keila Carlos – Já experimentou o chá de amora? Conhece seus benefícios e tudo o que falam sobre essa fruta? Logo, o que será realmente verdade? Existe algum mito acerca deste chá? Sobretudo, é bom para emagrecer?

Continua depois da publicidade

A amora possui variações de cores e origem: branca, preta e vermelha. Cada uma delas tem sub variações, sendo que algumas delas são nativas do Brasil. Em suma, todas possuem muitas propriedades benéficas à saúde e com isso, vários benefícios encontrados no chá de amora.

Continua depois da publicidade
Verdades e mitos sobre o chá de amora; conheça os reais benefícios e como fazer a bebida/ Imagem: Canva
Verdades e mitos sobre o chá de amora; conheça os reais benefícios e como fazer a bebida/ Imagem: Canva

Pode tomar chá de amora todos os dias? Veja seus benefícios e como preparar

A amora mais conhecida no Brasil é a preta, sua cor quando está madura e vermelha na fase inicial. Desde já, é uma  fruta rica em vitaminas A e C e em minerais como potássio, fósforo, cálcio e magnésio.

Continua depois da publicidade

Bastante versátil, além de seu chá, produz um saboroso suco e é um ingrediente muito utilizado em diversos pratos culinários, como bolos e tortas. Ainda mais, seus benefícios a seguir, mostram quão atrativa é essa espécie:

  • Controla a pressão arterial – possui gordura do bem, os famosos ácidos graxos, que diminui os altos índices de açúcar no sangue, assim como regula triglicerídeos alterados; 
  • Protege os ossos – por ser rica em cálcio, ajuda a fortalecer os ossos e na prevenção da osteoporose;
  • Ajuda a regular o intestino – fazendo uso do chá de amora, seu intestino poderá agradecer, pois esta fruta é repleta de fibras e água, auxilia-o a trabalhar regularmente;
  • Favorece o coração – a vitamina C presente na fruta, controla o colesterol, evitando que as artérias fiquem obstruídas. Igualmente, fitoquímicos que são grandes aliados na prevenção de graves doenças do coração;
  • Favorece contra o envelhecimento precoce – com seus compostos antioxidantes, tanto a pele quanto os cabelos, ficam protegidos contra danos dos radicais livres;
  • Aumenta a imunidade – mais uma vez, a vitamina C traz grandes benefícios. Nesse sentido, o chá de amora, bem como o consumo da própria fruta, é uma vitamina poderosa para fortalecer a imunidade. 

Do mesmo modo, libera no organismo substâncias responsáveis pelo bom humor e sensação de bem estar, sendo grande ajudador contra a depressão e a insônia. Viu só, que maravilha? 

Para preparar, ferva 250 ml de água para cada 2 colheres de sopa de folha de amora, deixando em infusão por 5 minutos. Dessa forma, o consumo deste chá é indicado até 3 vezes ao dia.

Quem não deve tomar este chá? 

Contudo, segundo o nutrólogo Dr. Edson Credidio, em matéria escrita para o site Uol em 10/05/2022, o consumo deste chá e também da fruta, deve ser evitado por mulheres grávidas nos primeiros 3 meses de gestação.

O médico ainda orienta a observar possíveis reações alérgicas. Por fim, o profissional explica que os diabéticos devem consumir tanto a fruta quanto o chá de amora com moderação.

O chá de amora é bom para emagrecer? E para a menopausa?

Por possuir poucas calorias e ser rico em fibras, o consumo deste chá garante a impressão de saciedade, ajudando assim, a diminuir a compulsão alimentar. Da mesma forma, produz no organismo da mulher, alívio aos sintomas relacionados à menopausa.

Consumir o chá de amora pode sim, trazer inúmeros benefícios à saúde. Porém, nós do blog Casa & Agro, recomendamos não usar esta bebida em substituição a nenhum tratamento orientado pelo médico. Sendo assim, tenha sempre os consumo de quaisquer tipos de chás, como grandes aliados ao tratamento prescrito por um profissional.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More