Anúncio

Chá de boldo é bom para quê? Veja as vantagens de consumir diariamente essa poderosa infusão e saiba como fazer em casa

Tudo que você precisa saber sobre o chá de boldo e seus benefícios

Foto do revisor (Andreia Eliza)
Revisado por: (Andreia Eliza)
Anúncio


Exagerou? O chá de boldo te ajuda. Mas, além de ajudar na digestão, o chá de boldo é bom pra quê? A verdade é que ele traz outras tantas vantagens para o organismo. Então, veja hoje, 28 de janeiro, aqui no  Casa & Agro, do Tecno notícias, todos os benefícios e como preparar essa infusão em casa.

Continua depois da publicidade

Encontrado em quase todo quintal brasileiro, o boldo é uma erva muito familiar, principalmente daqueles que costumam exagerar na comida ou na bebida, e buscam no chá de boldo o alívio. Mas, isso não é tudo, pois seus benefícios são tantos que, atualmente, existe até boldo em cápsula.

Continua depois da publicidade

Leia também: Abacaxi com azeite de oliva: veja para que serve e como fazer esse remédio caseiro

Continua depois da publicidade
Chá de boldo (Reprodução Canva Pro)
Chá de boldo (Reprodução Canva Pro)

Para que serve o chá de boldo

A maior fama do boldo é, realmente, aliviar o fígado das impurezas advindas do consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, por conter alcalóides e substâncias adstringentes, o chá de boldo ajuda no tratamento da azia e gastrite.

O boldo é uma das plantas mais interessantes quando o assunto é fonte de antioxidantes. Isso porque ele possui uma substância chamada boldina, que tem um papel importante de proteger as células contra danos que levam à formação de alguns tipos de cânceres.

A boldina, ainda, tem função de promover a digestão. Para isso, basta ingerir uma xícara dessa bebida alguns minutos antes das refeições, principalmente antes daquela feijoada gordurosa ou de outra refeição de difícil digestão.

Por fim, o boldo também tem a função de aumentar as defesas naturais do organismo. Portanto, consumir esse chá regularmente, confere proteção contra vírus, fungos e bactérias que causam doenças.

Leia mais: Quantas calorias tem um pão com ovo? Saiba todos os benefícios do queridinho do país

Como preparar

Para fazer o chá, você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 colher (de chá) de folhas de boldo secas;
  • 200 ml de água filtrada.

Como preparar:

Primeiro, ferva a água e, em seguida, coloque as folhas de boldo e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, basta coar e consumir o chá ainda morno. A bebida também pode ser obtida das folhas frescas de boldo. Nesse caso, use uma única folha para 200 ml de água e realize o mesmo processo.

Por fim, vale ressaltar que mulheres gestantes não devem consumir o chá de boldo. Isso porque algumas substâncias contidas na planta podem levar a má formação do bebê. Além disso, não consuma essa bebida por mais 30 dias seguidos, pois, ironicamente, isso poderia causar danos ao fígado. Como sempre, a palavra de ordem é moderação.

Você também pode gostar: Chá de canela com cravo e gengibre: contraindicações e os perigos dessa combinação

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More