Computador: confira dicas essenciais para manter o seu PC em pleno funcionamento

Excesso de poeira pode até mesmo fazer com que a máquina desligue sozinha

Computador é, sem exagero, praticamente um membro da família. Afinal de contas, lá estão fotos de família, vídeos, músicas, documentos de imposto de renda e outros. Além disso, em tempos de home office, eles são instrumentos de trabalho e ganha-pão para muita gente. Então, nesta sexta-feira, dia 28 de janeiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre como fazer a manutenção correta.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, é importante ressaltar que certas atividades no PC devem ser feitas por um técnico, pois exigem conhecimento específico. No entanto, em casa, algumas medidas simples vão ajudar. Por exemplo, vale a pena uma vez por semana passar um pano seco e fino na parte de trás do computador, onde ficam as ventoinhas. Assim, vai liberar as poeiras que podem até danificar o PC. E o Truques Caseiros tem mais alguns alertas.

Veja em seguida: Como limpar ventilador com saco de lixo? Misturinha simples e muito eficiente, só 3 ingredientes

Continua depois da publicidade

Neste sentido, a poeira, que parece inofensiva, pode estragar até mesmo os equipamentos internos dele. Por isso, fazer essa limpeza superficial uma vez por semana é ideal. Além disso, os especialistas recomendam uma higienização interna ao menos uma vez por ano para garantir o bom funcionamento da sua máquina.

Entretanto, essa higienização completa tem que ser feita por um técnico, um especialista no assunto. Contudo, se você tiver um curso de montagem e manutenção de micro, também pode se habilitar a fazer o serviço. Mas é um trabalho minucioso, que precisa durar o dia todo. No final, o resultado vale a pena.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Reforma da casa: confira os cuidados que devemos ter com a parte elétrica

Computador corre riscos com as poeiras

Agora, é importante ressaltar que o excesso de poeira na máquina, especialmente no cooler, que refrigera o computador, pode gerar um superaquecimento. E isso pode fazer com que a máquina desligue sozinha. Desse modo, um dos sinais de que ele precisa de uma limpeza são os travamentos durante uma operação. Nestes casos é preciso arrumar.

Por fim, também evite deixar o PC ou o notebook em ambientes muito quentes, pois o calor pode queimar a fonte de energia. Embora não seja um item caro, vai fazer com que perca algumas horas consertando. Logo, para quem trabalha com o computador, é uma situação que traz prejuízo. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Lock Gamer Hardware’, com mais algumas dicas de limpeza.

Veja em seguida: Ventilador: aprenda a usar da melhor maneira durante esses dias de calor intenso

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies