Arranhador caseiro: saiba como se livrar de vez das unhas dos gatos nos móveis

Siga este passo a passo incrível para criar um arranhador caseiro divertido que deixará os gatos longe de sua mobília

É um amante dos felinos, mas está cansado das marcas de unha espalhadas pelos móveis da casa? Neste domingo, 30 de janeiro de 2022, preparamos o tutorial de um arranhador caseiro que promete divertir seus gatos e evitar os indesejados arranhões que podem desvalorizar qualquer bela mobília.

Continua depois da publicidade

Com este Truque Caseiro será possível proporcionar mais estímulos aos bichanos, deste modo, evitando que eles brinquem com móveis e outros objetos. Além disso, é possível fazê-lo em diversas cores, facilitando sua adaptação à decoração do restante da casa.

Veja também: Cuidados com a pele: descubra como clarear manchas de acne com apenas 1 ingrediente

Continua depois da publicidade

Gatos saudáveis deixam suas marcas, assim é necessário compreender as causas desse hábito. O comportamento felino de arranhar as superfícies pode ser visto como desimportante, ou mesmo interpretado como traços de mau comportamento. Entretanto, especialistas no comportamento animal afirmam que essa atividade está ligada aos instintos do animal, bem como ao relaxamento muscular.

Ao marcar uma superfície com as unhas, o gato deixa feromônios produzidos pelas glândulas interdigitais, marcando seu território. A renovação das unhas desgastadas, bem como o alongamento dos músculos e articulações também são apontados como causas desse comportamento.

Continua depois da publicidade

Preparando seu arranhador caseiro

Sabendo da importância que os arranhões possuem na saúde física e mental de seu gato, iniciaremos a produção de um lindo arranhador caseiro. Sendo assim, deve-se ter em mãos os seguintes materiais:

  • duas placas de madeira 25 x 30 cm (pode ser MDF, compensado ou aglomerado)
  • pedaço de madeira comprido 30 cm (pode ser de formas cilíndricas ou retas)
  • corda de sisal
  • dois tapetes
  • cola quente
  • tesoura
  • martelo
  • seis pregos

Veja também: Volta às aulas: veja como ter uma rotina de estudos produtiva

Passo a passo para fabricação do arranhador caseiro

A princípio, utilize os tapetes para envolver as placas de madeira, fixando-os com o auxílio da cola quente e reserve. Tapetes com textura como franjas podem ser mais atrativos para os gatos devido à movimentação do tecido. Se necessário, corte as partes sobressalentes para facilitar a fixação da cola.

Em seguida, envolva o pedaço de madeira comprido com a corda de sisal. É importante que as voltas da corda sejam feitas próximas umas das outras para cobrir toda a superfície da madeira sob elas. Sendo assim, certifique-se de que a corda seja bem colada à madeira, de modo a evitar que ela se solte quando o gato a agarrar com as unhas.

Após concluídas as etapas anteriores, utilize o martelo e os pregos para fixar a madeira coberta pela corda de sisal nas duas placas envoltas pelo tapete. Lembre-se de centralizar corretamente as peças a fim de que o arranhador de seu gato possua equilíbrio e não ofereça riscos ao bichano.

Dica bônus: é possível utilizar os retalhos do tapete e pequenos pedaços da corda para fazer pêndulos e oferecer mais estímulos a seu gato. A princípio, utilize a cola quente e cole os retalhos do tapete de modo a formar uma pequena bola de tecido. Por fim, cole uma ponta do pedaço de corda na bola e a outra ponta na placa de madeira superior do arranhador. Para auxiliar na produção de seu arranhador caseiro, confira o vídeo postado pelo canal Graci Pereira:

Veja como dobrar as roupas da forma correta e ter mais espaço no armário

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies