Disco de vinil e fita k7: como conservar de maneira adequada e fazer a manutenção?

Por ser um material frágil, é preciso ter atenção redobrada na hora da limpeza

Disco de vinil e fita k7 fazem parte da infância e juventude de muita gente. Provavelmente, muitos dos mais novos nunca ouviram sequer falar nisso. Entretanto, tocam música de qualidade e possuem aparelhos próprios para executar. Mas, para garantir ainda alguns momentos de lazer, é necessário saber conservar adequadamente. Assim, nesta sexta-feira, dia 21 de janeiro de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Primeiramente, é essencial e fundamental que esses produtos fiquem longe de locais úmidos. Além disso, devem ficar longe de lugar com muito sol. Ainda mais no caso do disco de vinil, feito com um material plástico. Desta forma, se ficar exposto ao calor por muito tempo, pode envergar e perder totalmente a utilidade. Afinal, se trata de um produto altamente sensível. Logo, o Truques Caseiros vai trazer mais algumas dicas.

Veja em seguida: Barulho que vem da rua: confira alguns truques caseiros para o isolamento acústico

Continua depois da publicidade

Outra situação importante é evitar o contato com o mofo, especialmente para as fitas k7. Isso porque, se a área magnética mofar, fica praticamente impossível conseguir recuperar o material. Entretanto, essas fitas são mais frágeis do que o vinil por isso, atualmente são ainda mais raras de ser encontradas.

Contudo, voltando para o disco de vinil, é importante também saber como guardar. Deve-se guardar na vertical, um do lado do outro e em local fresco e arejado. Caso coloque um por cima do outro, poderá danificar a superfície dele. Então, se tiver um único arranhão, já não conseguirá mais tocar na vitrola.

Continua depois da publicidade

Veja em seguida: Barulho que vem da rua: confira alguns truques caseiros para o isolamento acústico

Limpeza do disco de vinil e do k7 com cuidado

Agora, é importante também fazer a limpeza desse material. No caso da fita k7, é mais difícil de limpar, mas o ideal é manter sempre guardada na caixa plástica original. Então, essa é a forma mais eficiente de proteger. Além disso, jamais coloque o dedo na fita magnética. Isso porque a gordura e o calor vão danificar o material e a qualidade ficará comprometida.

Por fim, sobre disco de vinil, procure sempre limpar e tirar a poeira da superfície. Para isso, use pano seco e fino, semelhante ao usado para limpar os óculos. Como já dissemos acima, um simples arranhão pode danificar a superfície. Logo, o termo ‘disco riscado’ vai ser colocado em prática. A seguir, acompanhe um vídeo do canal OesteRetrôVinyl LP e confira mais algumas dicas de limpeza.

Veja em seguida: Sobrancelhas falhadas: saiba truques caseiros para deixá-las mais cheias

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies