Recomposição de colágeno no organismo: como e quando fazer esta intervenção

Saiba mais sobre este processo para rejuvenescer a pele

Belo Horizonte, terça-feira, 29 de março de 2022- O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo. Representa 25% do total de proteínas no organismo. Ele pode ser encontrado na elasticidade da pele, unhas, cabelo, sendo responsável pelo bom funcionamento das articulações e também dos músculos.

Continua depois da publicidade

A produção de colágeno é natural do organismo humano, porém a partir de 25 anos já se inicia uma queda significativa desta proteína no corpo. Portanto, o blogue Truques Caseiros apresenta algumas dicas sobre como e quando fazer a recomposição desta proteína no organismo.

Saiba mais: Veja como conseguir cabelos cacheados lindos e hidratados gastando pouco

Continua depois da publicidade

Principais sinais da perda de colágeno

Primeiramente, a medida que o colágeno vai ficando escasso no corpo, é possível sentir, bem como visualizar sua falta. A pele começa a ficar enrugada e trincada, sem vitalidade, as articulações ficam menos funcionais e partes do corpo como por exemplo, os cabelos se enfraquecem. Desse modo, os danos podem ser sentidos com maior frequência a medida que os anos vão se passando.

Algumas pessoas sentem a diminuição na produção de colágeno de forma mais precoce. Algumas práticas não saudáveis como o tabagismo, uso excessivo de bebidas alcoólicas e consumo de drogas fazem com que a proteína seja sintetizada ainda mais lentamente pelo organismo.

Continua depois da publicidade

A exposição frequente a poluição, consumo de refrigerantes bem como uma dieta rica em carboidratos simples também contribui para reduzir a produção de colágeno.

Veja mais: Desengordurante caseiro: veja como fazer uma misturinha para deixar a cozinha brilhando

Hora de repor essa proteína

Quando estes sinais já forem sendo notados com maior incômodo pelo corpo, é hora de pensar na reposição de colágeno. A natureza possui diversos alimentos ricos vitaminas c, zinco e cobre que são a base para a produção de colágeno no corpo.

Com uma alimentação saudável e balanceada, seguidas de atividades físicas regulares e consumo consciente de água são o segredo para a reposição natural da proteína no organismo. Portanto, uma ótima opção é investir no consumo de gelatina, ovos, peixe e frango.

Em casos mais extremos de dores nas articulações, flacidez permanente na pele e quedas intensas dos cabelos, é necessário a utilização do colágeno hidrolisado. Este é vendido conforme o receituário médico, onde será indicado pelo profissional a dose e o tipo de colágeno a ser consumido.

Seguindo estas dicas é possível conseguir uma reposição de forma saudável do colágeno no organismo. Por fim, de acordo com Daniela Aidar, em reportagem para o portal G1 no dia 25 de março de 2022, esta é uma das melhores e mais saudáveis opções e combate aos efeitos do envelhecimento. Em suma, veja mais no canal Dr. Juliano Teles.

Saiba mais: Desinfetante caseiro de limão: como fazer uma misturinha pra deixar a casa limpa e cheirosa

 

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies