Por que existe o dia internacional da mulher? Saiba a história desta data tão importante

Você sabe por que dia 8 de março é dia da mulher? Então confira essas informações super importantes!

Esta terça-feira, dia 8 de março, é um dia mundialmente importante. Por que existe o dia internacional da mulher? Você sabe? Então, é isso que você ficará sabendo hoje! Além disso, saberá por que foi escolhido o dia 8 de março para esta comemoração. São informações importantíssimas! Portanto, se você é mulher, não deixe de conferir!

Continua depois da publicidade

A equipe de Truques Caseiros quer comemorar com você, querida leitora! Portanto, você precisa saber tudo o que fez com que você pudesse comemorar hoje! Não fique de fora dessas informações importantes! Confira agora mesmo! Saiba da sua importância no mundo! Vamos lá?

Veja também: Relaxamento capilar potente: dê nova vida aos cabelos cacheados e crespos; sem química

Continua depois da publicidade

Por que existe o dia internacional da mulher?

Antes de mais nada, você precisa saber que essa é uma conquista da causa feminista. Os movimentos feministas surgiram durante a revolução francesa. Contudo, foi somente no século XX que estes movimentos se tornaram mais ativos.

No início do século XX, na maior parte do mundo, as mulheres conquistaram o direito de trabalhar. Desde que autorizadas por seus maridos. Contudo, sua jornada de trabalho era de 16 horas por dia. Muitas vezes, 7 dias por semana. Além disso, era comum os patrões trancarem suas funcionárias para que elas não saíssem do trabalho antes da hora prevista.

Continua depois da publicidade

No dia 25 de março de 1911, 125 mulheres morreram em uma fábrica de tecelagem em Nova Iorque. Devido a um problema elétrico, a fábrica pegou fogo. Desse modo, as trabalhadoras não conseguiram sair de lá a tempo. A maioria delas era judia. Esse fato gerou revolta popular e muitas manifestações sobre os direitos das trabalhadoras.

Confira: Carne no dia seguinte: confira algumas dicas para reaproveitar a sobra do churrasco

Posteriormente, em 8 de março de 1917, na Rússia, as mulheres do setor de tecelagem entraram em greve. Esse foi o prenúncio da revolução bolchevique. Portanto, o dia 8 de março ficou conhecido como o dia internacional da mulher. Dessa forma, diferente de outras datas comemorativas, o dia internacional da mulher não foi instituída pelo comércio. Em contrapartida, esse dia foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 1975, como um dia de luta e respeito pela luta de igualdade entre os gêneros.

No Brasil

No Brasil, inicialmente, as mudanças foram muito mais lentas. Nesse sentido, as mulheres só tiveram direito ao voto em 1932. Além disso, só foram consideradas capazes civilmente em 1962, com o surgimento do estatuto da mulher casada. Nesse ínterim, a primeira constituição a declarar a igualdade entre homens e mulheres, foi a  de 1988.

Por isso, atualmente as mulheres caminham a curtos passos para a igualdade entre os gêneros. Pesquisas do ano de 2021 mostram dados assustadores. Essas pesquisas foram realizadas pelo IBGE. Além disso, estão no anuário de segurança pública de 2021. Desse modo, no Brasil, estima-se que:

  • Homens recebem 34% mais do que as mulheres para desempenharem as mesmas funções;
  • 1 mulher seja morta (feminicídio) a cada 6 horas;
  • Haja 1 estupro a cada 8 minutos;
  • 8 mulheres por minuto sejam agredidas por seus parceiros (dados de 2020).

Portanto, está claro que a luta das mulheres mal começou. Afinal, ainda há muito a ser conquistado. Nesse sentido, é preciso que a igualdade entre os gêneros saia do papel e entre na realidade do nosso país. Portanto, o dia de hoje deve ser um dia de reflexão sobre a importância dos direitos das mulheres. Afinal, nenhuma sociedade é justa se não houver plena igualdade. Por último, assista ao vídeo do canal ROBOLIZANDO. Confira a história completa desse dia tão importante!

Pode te interessar: Vanish em pó caseiro: só 2 ingredientes, por menos de 10 reais; melhor que o comprado

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies