Colomba pascal: saiba como fazer essa receita irresistível neste período especial

Essa receita já uma tradição durante o período de páscoa

São José dos Campos-SP, 17 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho –  A colomba pascal é um pão tradicional italiano, semelhante ao panetone, que é comumente consumido durante a Páscoa. No entanto, podemos tanto comprar ela já pronta como também podemos fazer em casa.

Continua depois da publicidade

Desta maneira, neste post, vamos ensinar algumas dicas simples de como se preparar uma colomba pascal caseira. Com isso, você vai ganhar tempo e até mesmo economizar dinheiro.

Ingredientes para a colomba pascal

Colomba pascal: saiba como fazer essa receita irresistível neste período especial. Foto: Freepik
Colomba pascal: saiba como fazer essa receita irresistível neste período especial. Foto: Freepik

Agora, vamos aos ingredientes necessários para produzir essa deliciosa colomba pascal e já entrar no clima de Páscoa neste ano. Aliás, para realizar a receita, vamos precisar de 10 itens para a massa e outros três itens para a cobertura. Confira:

Continua depois da publicidade

Para a massa

  • 500g de farinha de trigo;
  • 150g de açúcar;
  • 150g de manteiga sem sal;
  • 100ml de leite morno;
  • 20g de fermento biológico fresco;
  • 3 ovos inteiros;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • Raspa de 1 laranja e 1 limão;
  • 100g de frutas cristalizadas.

Para a cobertura

Continua depois da publicidade
  • 100g de amêndoas em lascas;
  • 100g de açúcar de confeiteiro;
  • 1 clara de ovo.

Modo de preparo passo a passo

Primeiramente, você vai pegar uma tigela grande e misturar a farinha com o açúcar e também o sal. Em seguida, ainda vai adicionar a manteiga derretida e também misturar bem até que se forme uma farofa.

Na sequência, deve-se dissolver o fermento em um pouco de leite morno e adicionar à mistura de farinha. Aliás, também será necessário colocar os ovos, o leite morno, a essência de baunilha e as raspas de laranja e limão. Então, misture bem até obter uma massa homogênea.

Após fazer tudo isso, acrescente as frutas cristalizadas para, então, misturar tudo novamente. Essa parte do processo é essencial para a receita dar certo.

Agora, você vai colocar a massa em uma forma de colomba pascal (ou uma forma de panetone). Então, ela precisa descansar em um local quente por cerca de duas horas. Isso é o tempo necessário até que a massa dobre de tamanho. Depois disso, preaqueça o forno a 180°C.

Uma reportagem do portal de notícias Uol, assinada pelo jornalista Pedro Fonseca, no dia 10 de abril de 2020, mostra um pouco sobre como fazer uma colomba pascal em casa.

Colomba pascal: saiba como fazer essa receita irresistível neste período especial
Colomba pascal: saiba como fazer essa receita irresistível neste período especial – Reprodução Uol

Como fazer a cobertura

Desta maneira, para a cobertura, bata a clara de ovo em neve e misture com o açúcar de confeiteiro e as amêndoas em lascas. Mais tarde, espalhe a mistura de cobertura por cima da colomba pascal.

Agora, leve ao forno por cerca de 40 a 45 minutos. Isso é importante até que a colomba fique dourada e cozida por dentro (faça o teste do palito para verificar se está assada).

Por fim, retire do forno e deixe esfriar antes de servir. Logo, a colomba pascal pode ser armazenada em um saco plástico ou papel alumínio por alguns dias, como lembra o Truques Caseiros, o seu blog preferido da internet.

comentários estão fechados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. aceitar leia mais

Privacidade & Política de Cookies