Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Youtuber Nataly Neri fala sobre esteriótipos da mulher negra brasileira e surpreende internautas

Nataly Nari /Reprodução instagram

Nataly Neri, que tem um canal no Youtube no qual fala sobre veganismo, ativismo negro e LGBTQI+ e moda, postou na plataforma, neste último dia 27, um vídeo sobre os esteriótipos das mulheres negras brasileiras e como eles foram construídos ao longo da história.

Para isso, Nataly Neri usa como base um livro de Lélia Gonzalez, uma das mais influentes escritoras negras da história, e a única a ganhar um Nobel de Literatura. No texto, Lélia fala sobre dois esteriótipos: o da mulata e o da doméstica, e como a mucama tem esse duplo caráter.

Leia mais: Fernanda Gentil surpreende a web ao divulgar seu novo negócio no Rio de Janeiro

Confira: Humorista Yuri Marçal faz crítica social de forma inusitada e surpreende a web

Na legenda do vídeo, a youtuber fez questão de explicar, em palavras, o vídeo: “Nesse vídeo reflito com vocês sobre como é importante o artigo “Racismo e Sexismo no Brasil” escrito por Lélia Gonzalez em 1984 para compreendermos os impactos do Brasil colonial e da persistência da colonialidade nos dias de hoje e nos esteriótipos formados sobre a mulher negra!

Nesse texto, Lélia analisa como dois esteriótipos vigentes até hoje, o da mulata e da doméstica, são o duplo caráter de um mesmo sujeito colonial: a mucama. E com isso vamos entendendo como até hoje vivemos sendo afetadas pelas práticas violentas e escravocratas.

Ver o trabalho de Lélia nesse artigo icônico, mostra como refletir sobre nossas opressões partindo das nossas próprias realidades e contextos é fundamental! E trouxe ele hoje, Dia 25 de julho que é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e, no Brasil, Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Nessa data a gente celebra nossas lutas, avanços e planeja nossos caminhos! É um dia importante e simbólico para nos referenciarmos à todas as mulheres que nos fortaleceram e abriram caminho!”

Uma internauta, que comentou no vídeo da youtuber, falou sobre a falta desses conteúdos das escolas:Tantos intelectuais negros geniais que nós temos no Brasil que nem sequer ouvimos falar na época da escola. Triste! Esse desconhecimento é diretamente responsável pelo nível de ignorância frente à questões raciais que vemos no Brasil. Esse texto, por exemplo, deveria ser leitura obrigatória!”.

Veja também: Professor Viaro conta história comovente sobre Office-Boy e surpreende internautas

Comentários estão fechados.