É possível  controlar o que as crianças comem?

Confira algumas dicas para que seu filho consuma alimentos saudáveis em  horários corretos

Anúncio


O blog Saúde Simplificada apresenta hoje um assunto polêmico, que se não for bem administrado, reflete na saúde da criança. Mas a resposta para a pergunta é sim: é possível controlar o que as crianças comem. Entretanto, mudar hábitos já enraizados exige paciência e força de vontade.

Continua depois da publicidade

Contudo, não veja essa mudança de hábitos como imposição, e sim como uma ajuda, pois uma criança é diferente da outra, e as formas de ajudá-las são diferentes também. A forma de ajudar seu filho depende muito de como ele se alimenta, se ele não gosta de comer, se come em demasia, se come fora de hora ou somente alguns alimentos.

Alimentação infantil saudável - Canvas
Alimentação infantil saudável – Canvas

Mas lembre-se de que os problemas podem estar ligados a fatores fisiológicos de criança, hábitos alimentares e até mesmo psicológicos. Entretanto, as disfunções nos hábitos alimentares devem ser tolerados somente até seis anos. Após essa fase, pense em conduzir a criança a uma reeducação alimentar.

Você não pode deixar de ler esta matéria: Dieta com shakes funciona mesmo para emagrecer?

Confira algumas dicas para que seu filho consuma alimentos saudáveis em  horários corretos

Leia também: Alimentos anti-inflamatórios previnem o surgimento de doenças

1 – Se o seu filho come demais, o primeiro passo é analisar se ele ou a família estão passando por alguma fase difícil e por isso a criança procura uma saída na comida, devido à ansiedade. Se for esse o caso, procure um especialista;

Continua depois da publicidade
Para você

Sextou, você vai sair para um rolê e beber muito? Então…

Continua depois da publicidade

2 – Gorda ou magra, incentive a criança a não pular o café da manhã. Se ela estuda de manhã, acorde-a mais cedo para que possa fazer isso com calma;

3 – Ofereça a seu filho cinco ou seis refeições, incluindo ceia;

4 – Crie horários específicos para cada uma das refeições, com um intervalo de duas a três horas;

5 – Evite que seu filho consuma líquidos durante as refeições. Se for inevitável, ofereça água, mas nunca refrigerantes. Acostume a criança a beber água nos intervalos, assim não terá sede na hora de comer.

6 – Evite as guloseimas, oferecendo sempre alimentos com fibras, que podem variar de acordo com as refeições, como alimentos integrais, legumes, verduras e frutas. Deixe a guloseima somente para o fim de semana, e nunca à vontade.

7 – Não exija que seu filho raspe o prato. Ele tem seu próprio mecanismo de saciedade, que você pode comprometer se exigir que ele coma tudo, pois acaba comendo mais do que necessita.

Se você gostou dessas dicas do Saúde Simplificada, compartilhe com outras pessoas que tem crianças pequenas e deixe aqui sua opinião sobre o que achou deste post.

Fique mais um pouquinho e leia também: Quer acabar com a hipertensão? Substitua parte do sal por ervas!

Carregando comentários aguarde...
[dprime_relacionados_amp_simples s="Folharaiz" top="10" parceiros="externos"]
...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler

Política de Privacidade e Cookies