Como podar pé de limão corretamente? Veja os segredos para o limoeiro render muitos frutos

Aprenda a cuidar do seu limoeiro e deixá-lo mais bonito!

Anúncio


Cultivar e plantar é muito mais do que por na terra, regar e dar luz solar diariamente. Além disso, é preciso dar cuidados especiais para que ela cresça forte e saudável. Sendo assim, um manejo errado pode na verdade retardar o desenvolvimento da planta, principalmente se ela for do tipo frutífera. Por isso, hoje, quarta-feira, 29/12, aqui no Tecno Notícias Lar Doce Lar você aprenderá como podar um pé de limão corretamente, e conseguirá uma colheita de limões melhor e maior!

Veja também: Mini horta: aprenda como montar uma hortinha em casa, fácil e prático

Como podar corretamente um limoeiro

O período de poda deve levar em conta o desenvolvimento da planta, as estações do ano e as condições climáticas, para que o limoeiro não seja prejudicado no seu crescimento e no resultado produtivo. Diante disso, confira as etapas de uma poda:

Passo 1: Momento de poda

Como podar pé de limão corretamente.
Como podar pé de limão corretamente. Foto: Canva Pro.

Primeiramente, deve-se levar em conta o estágio de vida do limoeiro, no caso de um pé de limão jovem, pode-se podar em qualquer período do ano sem ter prejuízos, contanto que não ocorra geada e temperaturas muito baixas.

Entretanto, no caso de árvores com fruto, opte podar o pé de limão no início da primavera, antes mesmo de dar frutas novas. Se cortar no início do inverno o crescimento de novos galos podem ser prejudicados.

Continua depois da publicidade

Passo 2: Frutos de pé de limão

Remova todas as frutas do limoeiro.

Continua depois da publicidade

Passo 3: Ramos e Galhos do pé de limão

Percorrendo todo a caminho em volta da copa da árvore, corte os ramos que estejam doentes ou danificados. Ainda, corte todos os galhos com um diâmetro menor do que o de um lápis.

Como podar pé de limão corretamente.
Como podar pé de limão corretamente. Foto: Canva Pro.

Retire todos os ramos e brotos inferiores que crescem ao redor do tronco, eles vão absorver parte da seiva que deveria subir para fazer a planta frutificar e crescer de forma saudável. Lembrando-se de cortar os galhos de forma que mantenha o equilíbrio da árvore, evitando que ela envergue para um lado devido o peso desigual.

Ademais, selecione os ramos mais fortes, pois esses vão precisar sustentar o peso extra dos frutos e ao mesmo tempo ter um desenvolvimento adequado para gerar as flores e frutas.

Destarte, corte a ponta dos ramos principais selecionados anteriormente, para forçar que eles cresçam mais resistentes e grossos.

Passo 4: Definir o corte

Precisará decidir entre uma árvore compacta, com uma copa menor e mais arredondada , ou uma árvore mais aberta com a porção inferior mais larga que o topo da copa, recebendo mais luz e de forma igualitária em toda a planta.

Como podar pé de limão corretamente.
Como podar pé de limão corretamente. Foto: Canva Pro.

Passo 5: Caule central do pé de limão

Cortar a ponta do caule central para abrir o centro da árvore.

Passo 6: Frutos muito novos

Remova os frutos que nascerem em plantas muito jovens, pois a planta não estará madura o suficiente para nutri-los adequadamente, e não dará prioridade ao seu crescimento.

Conselhos

Não pode plantas com menos de 3 anos, retire os primeiros frutos, não permita que a copa se ramifique demais e prejudique a chegada de luz em todos os ramos, e por fim, busque um jardineiro se achar muito difícil o processo.

Por fim, gostou de aprender como podar um pé de limão corretamente? Se você ama ler artigos como esse, acompanhe nosso site!

Veja também: Aproveite espaço! Dicas infalíveis para fazer um lindo jardim vertical em casa sem gastar nada

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Carregando comentários aguarde...
...