Como podar pé de limão corretamente? Veja os segredos para o limoeiro render muitos frutos

Veja agora como podar o pé de limão da forma certa

Anúncio


Rio de Janeiro, 21 de março de 2022 – Você sabia que é necessário podar o pé de limão? Para te ajudar com isso trouxemos um passo a passo de como podar pé de limão corretamente, para que você veja os segredos para o limoeiro render muitos frutos! É só vir com a gente, hoje, aqui no Lar doce lar, para saber tudinho!

O limão, embora raramente consumido sozinho, é a estrela de muitas receitas, como mousses, sucos, bolos e ainda é ótimo para trazer acidez a pratos doces e salgados. Sendo assim, ter um limoeiro em casa é uma ótima forma de se ter esse ingrediente sempre fresquinho e ao alcance das mãos.

O limão

O limão (Citrus limon) é uma fruta cítrica, originária da Ásia. Ele é bem adaptável a quase qualquer tipo de clima, mas se desenvolve melhor em temperaturas entre 23 e 32 graus. Além disso, se a umidade relativa do ar for mais alta na região, os frutos ficam mais suculentos. O limoeiro gosta de sol pleno, solo rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,5 e bem drenado.

Veja agora: Vinagre De Maçã No Cabelo: Tudo O Que Você Precisa Saber!

Por que podar o pé de limão?

Dicas sobre poda do pé de limão - Reprodução Canva
Dicas sobre poda do pé de limão – Reprodução Canva

Muita gente tem receio de podar o pé de limão e acabar danificando-o. Contudo, a poda correta não só é boa para ele, como também é essencial. Isso porque retirar os ramos e folhas inúteis faz com que a água e os nutrientes que iriam para eles, retornem e sejam melhor aproveitados. Além disso, a energia economizada é utilizada pela planta para florir e frutificar melhor.

Continua depois da publicidade

Afinal, como podar pé de limão corretamente?

O primeiro passo para fazer uma poda correta no limoeiro é escolher a melhor hora para isso. O pé de limão é muito resistente, portanto, você pode podá-lo em qualquer época do ano, contanto que não haja risco de geada.

As temperaturas muito baixas não fazem bem para o limoeiro e deixá-lo ainda mais vulnerável nessas condições, não é uma boa ideia. Para garantir, prefira podar nos meses de janeiro e fevereiro e ele não sentirá.

Depois de escolher a hora certa, basta seguir esse passo a passo:

  • Certifique-se de que a tesoura de poda ou a ferramenta que você vai usar esteja bem amolada, para evitar o surgimento de colônias de fungos;
  • Caso você vá podar várias árvores, é importante você esterilizar essa ferramenta antes de passar de uma para a outra;
  • Comece cortando os galhos mais secos e velhos;
  • Depois, corte os ramos inferiores de ambos os lados, para deixar o limoeiro equilibrado;
  • Dos galhos mais grossos e vigorosos, corte todos os ramos e folhas deixando-os com uns 20 cm de comprimento.

Observe se o pé de limão ficou simétrico e equilibrado. E pronto! É assim que se poda limoeiro corretamente. Agora é só você colocar essas dicas em prática!

Leia também: As Flores Do Limão Não Viram Frutos? O Que Fazer?

Carregando comentários aguarde...
...