Como cultivar hibiscos? Veja o passo a passo para cuidar bem dessa planta maravilhosa

Veja todos os segredos para uma linda floração de seu hibisco

Anúncio


Rio de Janeiro, 14 de setembro de 2022, por Priscila Lívia — Como cultivar hibiscos? Veja hoje, no Cozinha Fácil do Tecnonotícias, o passo a passo para cuidar bem dessa planta maravilhosa, o cultivo do hibisco é bastante difundido no Brasil, por ser uma planta que se adaptou bem ao clima brasileiro, é bastante comum ver essa maravilhosa planta sendo usada como artigo de decoração de casas.

Como cultivar hibiscos — Veja o passo a passo para cuidar bem dessa planta maravilhosa

A princípio com flores deslumbrantes, o hibisco é utilizado de diversas formas, sendo que a mais comum é na ornamentação. Essa planta é considerada medicinal por conta de ser rica em compostos antioxidantes, sendo consumida principalmente na forma de chá.

Leia também: confira 5 plantas resistentes que dificilmente morrem

Substrato e adubação do solo para o plantio de hibisco

Como cultivar hibiscos
Como cultivar hibiscos- Imagem: Canva Pro.

É de extrema importância ter em mãos um solo rico em nutrientes, no caso do hibisco, recomenda-se que o solo seja rico em matéria orgânica e que tenha uma acidez que gire por volta de 6 a 7.

Além disto, é importante também que o solo tenha uma certa vazão e uma boa drenagem. Para não ocorrer o acúmulo de água no substrato que pode levar a morte das raízes.

Continua depois da publicidade

Por fim, é necessário que haja um espaçamento entre uma planta e outra para garantir o perfeito desenvolvimento delas sem ocorra competição por luz e nutrientes. No caso do hibisco, recomenda-se um espaço de 1 a 2 m de distância entre as plantas.

Continua depois da publicidade

Local em que hibisco deve permanecer

O hibisco é uma planta de pequeno a médio porte, por isso é preciso disponibilizar espaço para que ela possa melhor se desenvolver. Por esse motivo, o local ideal para o cultivo deve ser em jardins ou jardineiras que permitam um bom crescimento das raízes.

Então em relação ao local de plantio, escolha um ambiente em sua casa que receba uma significativa quantidade de sol. Dessa forma o hibisco exige sol pleno para o seu desenvolvimento, sendo assim, um dos melhores lugares para planta-lo é no jardim.

Rega ideal

Dessa forma na botânica, devemos ter bastante cuidado com regrinhas como a de qual a quantidade exata de água dar para minhas plantas? Ou quanto de nutrientes devo aplicar? Essas repostas devem desse modo adquiridas através de testes que o próprio cultivador tem que fazer para descobrir as quantidades ideais para cada planta cultivada.

Portanto, no caso do hibisco, usa-se à terra como um indicador para saber quando regar. Entre sempre em contato com à terra e note se ela apresenta aspecto úmido, o solo ideal deve se manter sempre úmido e nunca encharcado.

Assim de modo geral indicado que em épocas de calor e seca, dê água 4 vezes por semana. Já em períodos de frio e alta umidade 2 vezes na semana deve ser o suficiente.

Características fundamentais do Hibisco

  • São plantas de clima tropical, sendo assim, elas são extremamente sensíveis a baixas temperaturas e geadas. Umidade elevada também não é algo de que o hibisco goste.
  • O cultivo do hibisco pode ser feito por enxertia, estacas ou alporques.
  • Flores de vida curta normalmente, o tempo de vida dos botões florais do hibisco tem apenas um dia útil, elas florescem pela manhã e a noite murcham.

Leia também: como fazer mudas de violetas? Descubra o passo a passo sem erros

Aprenda a fazer um delicioso OVO DE COLHER com a confeiteira TÂMARA de SALVADOR – BA

Carregando comentários aguarde...
...