Anúncio

O que é bom para pôr na samambaia para ficar bonita?

Saiba como cuidar da sua samambaia para um desenvolvimento máximo

Foto do revisor (Élia Meireles)
Revisado por: (Élia Meireles)
Anúncio


Salvador, 16 de fevereiro de 2023, por Janaina Brito – Se você possui uma samambaia em casa, já conhece os desafios que envolvem os cuidados com essa espécie. Apesar da beleza e da estética tropical que a vegetação carrega para qualquer ambiente, a plantinha tem fama de complicada por sobreviver apenas em condições específicas. Dentre tantas dúvidas, muitos se perguntam: o que adicionar à planta para que ela se desenvolva bonita e vigorosa?

Continua depois da publicidade

A adubação é etapa essencial para diversas espécies, e para a samambaia não seria diferente. A falta de nutrientes reflete nas brotações e até nas pragas às quais a espécie está vulnerável. Quer saber como cuidar de uma samambaia e os melhores adubos para a saúde dessa vegetação? Veja, abaixo, alguns truques para garantir o sucesso da sua plantinha.

Continua depois da publicidade
Samambaia (Reprodução Canva)
Samambaia (Reprodução Canva)

Adubo certo para samambaia

A adubação adequada é uma das chaves para a saúde de uma samambaia. Essa etapa, inclusive, é fundamental para evitar pragas na vegetação. Um dos principais elementos que a espécie costuma demandar é o cálcio. Assim, ele enrijece a planta, o que dificulta o ataque de insetos.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, invista em adubos específicos para samambaias ou aposte em uma versão equilibrada do composto NPK com micronutrientes, como o cálcio. Ademais, faça também a adubação orgânica de forma intercalada, acrescentando ao substrato materiais como casca de ovos, torta de mamona ou farinha de ossos. Lembre-se também de respeitar o intervalo de três meses entre cada aplicação, seja qual for o tipo de fertilizante.

Outros cuidados

Agora que você já sabe o que adicionar à sua samambaia para que ela cresça bonita e saudável, não deixe de se atentar aos outros cuidados que essa vegetação precisa para se manter. A seguir, o site Casa&Agro te mostra como fazer a manutenção da sua plantinha sem cometer erros.

Samambaia (Reprodução Canva)
Samambaia (Reprodução Canva)

Iluminação

Samambaias gostam de ambientes quentes e úmidos, porém, não toleram sol em excesso e devem ser protegidas do vento. Desse modo, os ambientes ideais para cultivar a espécie são embaixo de árvores ou mesmo dentro de casa, em interiores, de maneira que elas recebam apenas iluminação indireta.

Regas e umidade

Uma das principais dúvidas durante o manejo de uma samambaia diz respeito às regas. O excesso de água costuma causar grandes prejuízos à vegetação e muitas pessoas confundem a escassez de umidade do ambiente com a necessidade de molhá-la com frequência. Folhagem seca, escura e mole indica acúmulo de água, enquanto que folhas crocantes significam falta de umidade.

Segundo Silvia Montico em matéria para o site UOL, em 28 de dezembro de 2020, uma dica é regar a samambaia de forma abundante até a água escoar pelos furos do vaso. Assim, você garante a hidratação de toda a raiz e só será necessário molhar a planta depois de vários dias. No inverno, você pode fazer as regas uma vez por semana, o que costuma ser suficiente nos meses mais frios. Além disso, sempre mantenha um grau adequado de umidade no local onde a planta se encontra.

Imagem UOL
Imagem UOL

Viu, como cuidar de uma samambaia não é nenhum segredo? Ponha em prática essa dicas e continue aproveitando o verde e o frescor que essa belíssima espécie vai carregar para a sua casa. Com o adubo certo, regas adequadas e boa iluminação, sua planta vai prosperar bastante.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Accept Read More